A primeira edição dos Jogos Juvenis da CBDV, evento organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais entre os dias 8 e 13 de outubro, em São Paulo-SP, vai reunir 99 atletas de até 23 anos de idade que se destacaram nos Regionais de futebol de cegos e goalball e na primeira etapa da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de judô paralímpico deste ano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Além de incentivar as instituições participantes desses eventos a incluírem em seus times gente nova com potencial para brilhar nas modalidades, o projeto tem como objetivos:
- Incentivar a prática esportiva das modalidades da CBDV;
- Incluir crianças, adolescentes e jovens através do esporte;
- Desenvolver o espírito de grupo, de cooperação e o de trabalho em equipe;
- Educar a partir do esporte;
- Aprimorar o desenvolvimento técnico nas modalidades específicas.
O trabalho com as categorias de base é um dos pilares da CBDV. Primeiramente, desde o ano passado foi implementado o projeto dos campos de treinamento, quando foram criadas comissões técnicas específicas que têm a missão de garimpar e preparar jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das seleções brasileiras e garantir que o país siga bem representado nas principais competições ao redor do mundo. Na primeira temporada, a CBV convocou 61 meninos e meninas de diversas partes do país. Logo depois, neste ano, além de ampliar a quantidade de campos de treinamento, a Confederação assegurou a participação das Seleções de base em eventos internacionais.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Programação
Assim, os Jogos Juvenis iniciarão oficialmente no dia 8 de outubro, às 9h, durante cerimônia no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. Além disso, as três modalidades terão outros eventos, como treinamentos, palestras com profissionais de diversas áreas e ídolos daquele esporte – Cássio Reis (futebol), Leomon Moreno (goalball), e Alana Maldonado (judô) – e atividades culturais.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais