Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jogos Juvenis reunirá quase 100 atletas no CT Paralímpico

Evento em outubro será disputado por promessas de até 23 anos de idade do futebol de cegos, goalball e judô

Judoca Gabriel Vernersbach está em cima de oponente no tatame durante luta do Grand Prix disputado em maio, em São Paulo (Foto: Taba Benedicto/CBDV)
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A primeira edição dos Jogos Juvenis da CBDV, evento organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais entre os dias 8 e 13 de outubro, em São Paulo-SP, vai reunir 99 atletas de até 23 anos de idade que se destacaram nos Regionais de futebol de cegos e goalball e na primeira etapa da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de judô paralímpico deste ano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Além de incentivar as instituições participantes desses eventos a incluírem em seus times gente nova com potencial para brilhar nas modalidades, o projeto tem como objetivos:

  1. Incentivar a prática esportiva das modalidades da CBDV;
  2. Incluir crianças, adolescentes e jovens através do esporte;
  3. Desenvolver o espírito de grupo, de cooperação e o de trabalho em equipe;
  4. Educar a partir do esporte;
  5. Aprimorar o desenvolvimento técnico nas modalidades específicas.

O trabalho com as categorias de base é um dos pilares da CBDV. Primeiramente, desde o ano passado foi implementado o projeto dos campos de treinamento, quando foram criadas comissões técnicas específicas que têm a missão de garimpar e preparar jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das seleções brasileiras e garantir que o país siga bem representado nas principais competições ao redor do mundo. Na primeira temporada, a CBV convocou 61 meninos e meninas de diversas partes do país. Logo depois, neste ano, além de ampliar a quantidade de campos de treinamento, a Confederação assegurou a participação das Seleções de base em eventos internacionais.

Programação

Assim, os Jogos Juvenis iniciarão oficialmente no dia 8 de outubro, às 9h, durante cerimônia no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. Além disso, as três modalidades terão outros eventos, como treinamentos, palestras com profissionais de diversas áreas e ídolos daquele esporte – Cássio Reis (futebol), Leomon Moreno (goalball), e Alana Maldonado (judô) – e atividades culturais.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia