Domingo é dia de final nacional no futebol e não é só da Copa do Brasil no futebol convencional. Neste dia 17, a Agafuc (RS) sagrou-se hexacampeão do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, na quadra do Centro de Treinamento Paralímpico. Assim, o time gaúcho venceu a AMC (MT) por 1 a 0, com gol do artilheiro Nonato, que também joga na Seleção brasileira. Desde 2015, a Agafuc é o time com mais conquistas da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primordialmente foi um duelo de duas equipes com muita história e conquistas dentro do cenário paralímpico. A AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) é tricampeão nacional, com os títulos conquistados seguidamente em 2002, 2003 e 2004. Porém, não chegava a uma final desde 2016. Foi dona da segunda melhor campanha geral da fase de classificação. Liderou seu grupo com duas vitórias e um empate em 0 a 0, justamente contra a Agafuc. Para chegar à final, o time do centro do país venceu INV (SP) e Acergs (RS) em duas partidas decididas nos pênaltis.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por outro lado, a Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) é o papão de títulos dos últimos anos, 2021, 2019, 2018, 2017 e 2015. Terminou a primeira fase na quarta colocação geral e na vice-liderança do mesmo grupo de seu rival da decisão. Teve uma vitória e dois empates, incluindo o confronto contra a AMC. Mesmo sem dois de seus principais nomes, o goleiro Luan e o ala Ricardinho, ambos lesionados, a equipe venceu seu confronto nas quartas contra Adef DF) e foi para os pênaltis contra Apace (PB) para chegar à decisão.
A final e homenagem
Anteriormente, o primeiro jogo entre as equipes já deu o tom de como seria equilibrado o jogo, que tinha o componente ‘final’ como ingrediente de mais nervosismo. Logo após um primeiro tempo acirrado, mas que não teve movimentação no placar, o duelo teve Nonato como protagonista. A bola veio da direita em cruzamento rasteiro, o artilheiro recebeu pelo centro, cortou para dentro e fuzilou no alto. Veja o gol decisivo no vídeo abaixo:
Agafuc-RS vence AMC-MT e é hexacampeã brasileira de futebol de cegos. 🏆⚽️
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) September 17, 2023
Saiba mais: https://t.co/TcRrbVutus@cbdvoficial#LoteriasCaixa pic.twitter.com/YAmSV0b9Je
“Essa conquista tem um sabor especial por conta das dificuldades que passamos desde que perdemos nosso presidente no ano passado”, disse Nonato, referindo-se ao ex-presidente da Agafuc, Pedro Beber, falecido em setembro passado e homenageado na camisa da equipe, que trazia o nome e assinatura dele na altura do peito. “Não conseguimos um título para homenageá-lo naquela ocasião, mas, desta vez, conseguimos e temos certeza de que ele está muito feliz onde quer que esteja”, completou.
Por fim, na disputa do bronze, a Apace (Associação Paraibana de Cegos) derrotou a Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) por 2 a 0, com dois gols de Jardiel, que acabou ganhando o prêmio de Artilheiro, com sete ao todo. Já o ala Paulo Vitor, da Escema (Escola de Cegos do Maranhão), levou o de Atleta Revelação. O de Melhor Goleiro ficou com Thiago Lucena, da AMC.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).