No último sábado, dia 16, ocorreu a etapa de Brasília do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, um evento de grande importância para atletas que competem em natação, atletismo e halterofilismo. Um dos momentos mais notáveis do dia foi do mineiro Marco Túlio de Cruz. O atleta alcançou um novo recorde brasileiro na categoria até 49 kg ao levantar 152 kg no supino, garantindo a medalha de ouro. Vale lembrar que o recorde anterior era de João Maria França Júnior, do Rio Grande do Norte, com 151 kg em novembro de 2019.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Destaques
Marco Túlio, validou 152 kg no supino e levou o ouro para casa neste sábado de Meeting Paralímpico. O jovem de 20 anos treina no Centro de Referência de Uberlândia e vem se destacando também no cenário mundial. Isso, porque Marco alcançou recentemente um recorde mundial na categoria Júnior até 54 kg e conquistou ouro no Parapan de Jovens em Bogotá. Ele agora visa levantar 160 kg até a final do ano.
“Minha meta é seguir evoluindo as minhas marcas. Mudei de categoria há pouco e estou observando que estamos no caminho certo. O meu objetivo até o fim do ano é levantar 160 kg. Vou continuar treinando para conseguir o feito”, afirmou o atleta.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Já Ana Paula Marques também se destacou no halterofilismo ao conquistar o ouro na categoria até 61 kg. Na natação, Arthur Xavier, de 16 anos, impressionou-se na classe S14, ganhando ouro nos 100 milhões de livres, 100 milhões de costas e 200 milhões de livres. Por fim, no atletismo, Hentony Carvalho, de 16 anos, teve um desempenho notável nas corridas de 100m e 400m da classe T47, com tempos que o colocaram entre os melhores do mundo em 2023.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O que é o Meeting Paralímpico?
O Meeting Paralímpico de Brasília contou com a participação de 250 atletas em provas de atletismo, halterofilismo e natação, realizadas em diferentes locais da capital. Este ano, o evento já passou por várias cidades e visitará mais dez capitais brasileiras até o final do ano, incluindo Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Agora, a próxima etapa está agendada para a capital cearense e deverá ocorrer em 24 de setembro, com competições de atletismo e natação. Com isso, o evento tem como objetivo promover o paradesporto em todo o Brasil, reunindo talentos emergentes e atletas de elite.