Quatro camisas que somam 14 títulos nacionais vão disputar neste sábado (16), em São Paulo-SP, as semifinais do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, com transmissão ao vivo pelo YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Às 9h, um duelo entre pentacampeões nacionais vai reunir os paraibanos da Apace (Associação Paraibana de Cegos), atuais donos da taça, e os gaúchos da Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos). Logo depois, às 10h15, será a vez dos tricampeões da AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos), vencedores de 2002 a 2004, encararem os gaúchos da Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul), que levaram a melhor em 2005.
Vale lembrar que a modalidade passou a ser administrada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais em 2011, mas o campeonato nacional já era realizado desde 1986. O ICB-BA é o maior campeão, com sete conquistas. Além disso, a grande final da edição deste ano está marcada para o próximo domingo (17), às 10h, e terá transmissão ao vivo do SporTV.
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
Confrontos pelas quartas de final
Os confrontos que decidiram os quatro semifinalistas ocorreram nesta sexta-feira (15), na capital paulista. Logo no primeiro jogo das quartas de final, a Apace reencontrou os paranaenses do Maestro, seus adversários na decisão do ano passado. Com o placar zerado no tempo normal, a vaga acabou decidida nas penalidades, quando os paraibanos foram mais eficientes para vencer por 3 a 2. Em seguida, o enredo se repetiu no confronto entre AMC e INV-SP, que também definiram o classificado nas penalidades. Com apenas um acerto, de Ronielyson, os mato-grossenses ficaram com o lugar assegurado na semi: 1 a 0.
Na parte da tarde, os gols vieram e a favor dos gaúchos em quadra. A dupla estrangeira da Acergs, formada pelo colombiano Jhon Hernandez e o costa-riquenho Angel Flores, infernizou a vida do goleiro Thiago, da Escema-MA. Assim, o gol da vitória por 1 a 0 acabou saindo dos pés de Jhon, que chutou sem chances no canto baixo direito. Depois, foi Nonato quem brilhou e garantiu a vaga para a Agafuc no jogo diante da Adef-DF: 1 a 0.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais