Um confronto que poderia ser mais uma vez a final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos acabou “adiantado” por conta do desfecho da fase classificatória, encerrada nesta quarta-feira (13), em São Paulo-SP.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Os 100% de aproveitamento deixaram a atual campeã Apace-PB na primeira colocação geral. Dessa forma, os paraibanos terão pela frente o badalado Maestro-PR, seu adversário na decisão do ano passado. Recheado de craques da Seleção Brasileira, o conjunto paranaense conseguiu apenas a última das oito vagas em disputa pelos 12 times que iniciaram o torneio na última segunda-feira (11).
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O encontro abrirá as quartas de final, na próxima sexta-feira (15), às 9h (no horário de Brasília-DF), no CT Paralímpico. Confira todos os confrontos:
Apace-PB x Maestro-PR – 9h
AMC-MT x INV-SP – 10h15
Acergs-RS x Escema-MA – 14h30
Agafuc-RS x Adef-DF – 15h45
A rodada segurou as emoções até o duelo entre Maestro e Apadevi, que fecharam o dia com o placar de 0 a 0. Inclusive, o Grupo B, do qual fizeram parte, acabou com todos os jogos terminados em empates sem gols. Assim, o critério disciplinar dos cartões foi o que acabou determinando as classificações de Maestro e INV-SP, os dois últimos a se garantir no mata-mata, e o rebaixamento da Acelgo-GO. A equipe goiana, terceira colocada no Regional deste ano, juntou-se a Urece-RJ e CFCP-PA na Série B de 2024.
Gaúchos avançam ao mata-mata
Terceira colocada do Brasileiro em 2022 e pentacampeã nacional, a Agafuc-RS ficou com a quarta vaga ao empatar sem gols com a AMC-MT, dona da segunda melhor campanha no geral. Do mesmo modo, a Acergs-RS, sua rival no Rio Grande do Sul, foi a terceira colocada mesmo com a derrota por 4 a 0 para a Apace – Maicon, duas vezes, além de Jonatan e Jardiel fizeram os gols. Jardiel, por sinal, é o artilheiro até aqui, com cinco tentos ao todo.
Além disso, a Adef-DF e a Escema-MA, que entraram em quadra hoje com a possibilidade de serem rebaixadas, avançaram como quinta e sexta melhores equipes. O time de Brasília, campeão regional deste ano, fez 3 a 0 no CFCP (gols de Iturria, duas vezes, e Marcelo). Já os maranhenses bateram e rebaixaram a Urece: 1 a 0, gol de Paulinho.
Assim, a final do Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 17 de setembro, com transmissão ao vivo pelo SporTV – o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), pelo YouTube, também transmitirá a fase de quartas e semifinais.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais