Das oito categorias da etapa de Fortaleza da Copa do Mundo de Bocha paralímpica, o Brasil colocou representantes em três. Assim, Evelyn de Oliveira, Andreza Vitória e Eliseu dos Santos serão os paratletas do país nos estágios mais agudos e disputarão medalhas em casa. A terça-feira (5) foi um dia de conclusão da fase de grupos e disputas de quartas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primordialmente, Evelyn foi o maior destaque do Brasil até o momento na competição. Anteriormente, a paratleta venceu Sze Ning Toh (SIN) por 10 a 0. Na sua segunda partida, derrotou Edyta Owczarz (POL), por 3 a 2 e classificou-se em primeiro lugar do grupo D, na categoria BC3. Em seguida, nas quartas de final, encarou Stefania Ferrando (ARG) e superou a adversária por um novo 3 a 2. Dessa forma, ela terá Niurka Callupe (PER) em seu caminho para a final.
- Ferrugem faz sete defesas e um gol na vitória do Torrelavega
- Marta é campeã com o Orlando Pride na NWSL
- Campinas derrota São José e sobe para segundo na Superliga
- Invicto, Brasil decide título do Pan-Am contra a Colômbia
- Ramon Batagello vence revanche e está na final do Open
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por outro lado, na mesma categoria, o Brasil teve Evani Soares. Na partida final do grupo B, a paratleta perdeu para Yuen Kei Ho (HKG) por 4 a 1. No entanto, a brasileira já estava classificada porque venceu suas duas partidas anteriores e passou na segunda colocação. Contudo, teve Ladamanee Kla-Han (TAI) pela frente, nas quartas, e perdeu por 9 a 0.
Semifinalistas brasileiros
Andreza Vitória foi mais uma que colocou o Brasil entre os quatro melhores na categoria BC1. A princípio, a paratleta começou mal, com a derrota para Kinga Koza (POL) por 5 a 1. Todavia, recuperou-se com o triunfo sobre Ailen Flores (ARG) por 6 a 3. Classificou-se em segundo do grupo, pois teve uma vitória no dia anterior. Nesta categoria, as classificadas dos dois grupos avançam diretamente para as semifinais. Portanto, enfrenta Yushae Andrade (BER) por um lugar na final.
Por fim, Eliseu dos Santos será o único representante masculino do Brasil das quatro categorias do gênero. O paratleta perdeu para Edilson Chica Chica (COL) por 8 a 1 na última partida do grupo D da categoria BC4. Contudo, garantiu a classificação de forma antecipada com as duas vitórias anteriores. Pegou Pornchok Larpyen (TAI) e fez 6 a 2 nas quartas. Iulian Ciobanu (CAN) será seu oponente na semifinal.
Na mesma categoria, André Martins perdeu no grupo B para Martin Streharsky (SLQ) por 7 a 2 e foi eliminado ainda na fase de grupos.
Resultados de outras categorias
Confira os resultados dos demais brasileiros:
- José Carlos Chagas 2 x 2 Lance Cryderman (CAN) – BC1 (fase de grupo);
- José Carlos Chagas 2 x 3 Eduardo Sanchez (MEX) – BC1 (quartas);
- Maciel Santos 4 x 2 Rastislav Kurilak (SLQ) – BC2 (fase de grupo);
- Maciel Santos 3 x 5 Hidetaka Sugimura (JAP) – BC2 (quartas);
- Mateus Carvalho 7 x 0 Dean Acosta (PER) – BC3 (fase de grupo);
- Mateus Carvalho 0 x 6 Patrick Wilson (GBR) – BC3 (quartas);
- Josiane Silva 3 x 5 Alison Levine (CAN) – BC4 (fase de grupo); e
- Josiane Silva 1 x 9 Wai Yan Vivian Lau (HKG) – BC4 (fase de grupo).