Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia, Joyce e Lucas Carvalho são bronze no Aberto do Japão

Cátia e Joyce garantiram o bronze com vitória diante de dupla da casa. Lucas Carvalho repetiu o feito nas mistas

Cátia Oliveira olha para bola antes de bater nela com a raquete / tênis de mesa
Foto: Gustavo Medeiros)

O Brasil conquistou mais uma medalha no Aberto do Japão de tênis de mesa paralímpico. Entre a noite da última sexta-feira e a madrugada deste sábado, Joyce Oliveira e Cátia Oliveira conquistaram o bronze nas duplas femininas da classe WD5-10. Lucas Carvalho também foi terceiro lugar nas duplas mistas. Somando aos resultados das disputas individuais, o país subiu ao pódio cinco vezes no torneio.

Depois de uma bela campanha na fase de grupos, Cátia e Joyce voltaram à mesa para enfrentar as japonesas Kimie Bessho e Ena Miyazaki. Com exceção do segundo set, as brasileiras dominaram a partida e conquistaram uma vitória confortável de 3 a 0 (11/6, 12/10 e 11/7). 

Contudo, as coisas ficaram diferentes na semifinal. Enfrentando as tailandesas Wassana Sringam e Jaion Wijittra, a derrota das brasileiras veio em três parciais de 11/6, 11/7 e 11/4. Apesar disso, Cátia e Joyce já haviam garantido um lugar no pódio com a vitória anterior contra a dupla da casa.

Joyce de Oliveira com a raquete na mão durante o Aberto do Japão de tênis de mesa paralímpico
Joyce Oliveira (Miriam Jeske-CBTM)

Lucas Carvalho, jogou ao lado de Shella Dwi Radayana, da Indonésia, pelas mistas da classe XD-20. O brasileiro conquistou a classificação às fases eliminatórias na segunda colocação da chave, mas terminou derrotado pela dupla Lin Ma e Qian Yang, da Austrália, por 3 a 0 (11/3, 11/7 e 11/4) nas semifinais. Dessa forma, garantiu lugar no pódio.

Lucas Carvalho olha para bola enquanto se prepara para fazer saque
Lucas Carvalho (Foto: Divulgação/CBTM)

Anteriormente, o Brasil havia conquistado três medalhas nas disputas individuais do Aberto do Japão de tênis de mesa paralímpico. Joyce Oliveira faturou a prata da classe 4-5, enquanto Cátia (classe 2-3) e Lucas Carvalho (classe 9) levaram o bronze.

Duplas mistas

Cátia Oliveira ainda retornou à quadra para jogar com Lucas Arabian nas quartas da classe XD4-7. Eles acabaram sendo superados no detalhe pelos sul-coreanos Kim Jin-sung e An Mi Hyeon por 3 a 2 (11/9, 11/6, 8/11, 8/11 e 11/8). No outro lado da chave, Joyce fez parceria com o Baek Youngbok, da Coreia do Sul, e também terminou eliminada na mesma fase para os tailandeses Yuttajak Glinbanchuen e Jaion Wijittra (11/9, 11/5 e 11/7). 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim como Joyce, Aline Ferreira também fez parceria com um mesatenista de outra nacionalidade. Pela classe XD-14, a brasileira e o chileno Matias Pino perderam nas quartas de final para Tong Chi Ming e Wong Yue Ching, de Hong Kong, por 3 a 1 (11/7, 8/11, 11/9 e 11/3).

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia