O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta semana o II Camping Internacional de corrida em cadeira de rodas no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo da iniciativa é capacitar técnicos e atletas do Brasil e da América Latina em provas de velocidade, fundo e rua realizadas em cadeiras de rodas.
+ A um ano dos Jogos Paralímpicos, Brasil tem 83 vagas garantidas em Paris 2024
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
Entre esta segunda-feira, 28, até sexta-feira, 1º, 28 atletas de seis país participarão de treinamentos coletivos e técnicos na pista de atletismo e na academia. Além disso, eles frequentarão um ciclo de palestras e debates com temas relacionados à corrida em cadeira de rodas. Além do Brasil, participam do camping: México, Argentina, Uruguai, Colômbia e, por fim, o Chile.
Pelo Brasil, participam diversos atletas, incluindo Ariosvaldo Fernandes, o Parré, medalhista no Mundial de Paris 2023, e Aline Rocha, ouro no Mundial de esqui cross-country. Além deles, estarão presentes: Leonardo Melo, atual recordista brasileiro de três provas, e Vanessa Cristina, ouro na Maratona de Cape Town 2022.
Parceria para o camping
O ciclo de palestras e debates acontecerá em conjunto com a Educação Paralímpica, programa do CPB que tem a responsabilidade de planejar e desenvolver cursos para a formação e contínua qualificação e aprimoramento de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais envolvidos com o esporte paralímpico. Assim, “Multidisciplinaridade na corrida em cadeira de rodas” e “Modelos de treinamento na corrida em cadeira de rodas” serão alguns dos assuntos a serem debatidos.
*De Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)