8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil perde nos pênaltis e vai disputar o bronze no goalball feminino

Seleção brasileira de goalball feminino perde para o Japão nos pênaltis e terá que disputar o bronze nos Jogos Mundiais IBSA

Jogadora do Brasil no goalball feminino dos Jogos Mundiais da IBSA
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Brasil perdeu para o Japão neste sábado (26) e vai disputar o bronze nos torneio de goalball feminino dos Jogos Mundiais da IBSA. Em partida realizada na CBS Arena, em Coventry, na Inglaterra, a equipe verde-amarela levou a pior nos pênaltis, em 3 a 2, após placar empatado em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O duelo pelo bronze será contra o Canadá, neste domingo, às 8h. É possível assistir ao vivo neste link.

Vindo de cinco vitórias e uma derrota, o Brasil até saiu na frente na semifinal contra o Japão, com gol da ala Dani Longhini. No entanto, sofreu o empate ainda no primeiro tempo. A partida foi muito tática e teve as defesas como grande destaque. O placar se manteve igualado até o fim, o que forçou a prorrogação. Porém, o 1 a 1 permaneceu inalterado, o que culminou na decisão por pênaltis.

Jessica abriu a série marcando e defendendo o arremesso do Japão. Moniza errou o seu, mas também pegou o da adversária. Kátia despediçou a cobrança e não pegou a das rivais, deixando tudo igual em 1 a 1. Dani Longhini devolveu a vantagem às brasileiras, balançando as redes e defendendo em seguida. Nas duas séries seguintes, porém, Carol Duarte e Jéssica não fizeram os gols e acabaram sendo vazadas. Assim, o Japão virou para 3 a 2 e saiu vencedor.

“Apesar da derrota, estamos satisfeitos com o trabalho. Depois do Mundial, conseguimos ajustar muitas coisas e, mesmo que a gente não tenha chegado à final, o sentimento é de orgulho das meninas, do trabalho que elas demonstraram. Temos uma seleção muito competitiva, melhoramos vários aspectos técnicos, emocionais, táticos. Agora é continuar trabalhando. Tenho certeza de que no Parapan conseguiremos estar ainda mais fortes como equipe e grupo. E focar agora nesse bronze, que será muito importante”, disse o técnico Gabriel Goulart.

Sem vaga paralímpica

O Brasil disputará o bronze contra o Canadá, que pedeu para a China por 6 a 1 na outra semifinal. O Japão, por sua vez, enfrentará as rivais asiátiacas na decisão. Além de ficar de fora da final, o Brasil também saiu do caminho por um lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Isto porque apenas o campeão dos Jogos Mundiais da IBSA garantem vaga no megaevento do próximo ano.

Em novembro, a seleção brasileira terá uma última oportunidade de carimbar seu passaporte para a França no goalball feminino. Será nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, que acontecerão entre os dias 17 e 26. Apenas o campeão do evento continental se classificará para a Paralimpíada. O A equipe brasileira de goalball masculino já tem vaga assegurada em Paris e, por isso, não competiu nos Jogos Mundiais.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia