O Brasil perdeu para o Japão neste sábado (26) e vai disputar o bronze nos torneio de goalball feminino dos Jogos Mundiais da IBSA. Em partida realizada na CBS Arena, em Coventry, na Inglaterra, a equipe verde-amarela levou a pior nos pênaltis, em 3 a 2, após placar empatado em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O duelo pelo bronze será contra o Canadá, neste domingo, às 8h. É possível assistir ao vivo neste link.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Vindo de cinco vitórias e uma derrota, o Brasil até saiu na frente na semifinal contra o Japão, com gol da ala Dani Longhini. No entanto, sofreu o empate ainda no primeiro tempo. A partida foi muito tática e teve as defesas como grande destaque. O placar se manteve igualado até o fim, o que forçou a prorrogação. Porém, o 1 a 1 permaneceu inalterado, o que culminou na decisão por pênaltis.
Jessica abriu a série marcando e defendendo o arremesso do Japão. Moniza errou o seu, mas também pegou o da adversária. Kátia despediçou a cobrança e não pegou a das rivais, deixando tudo igual em 1 a 1. Dani Longhini devolveu a vantagem às brasileiras, balançando as redes e defendendo em seguida. Nas duas séries seguintes, porém, Carol Duarte e Jéssica não fizeram os gols e acabaram sendo vazadas. Assim, o Japão virou para 3 a 2 e saiu vencedor.
“Apesar da derrota, estamos satisfeitos com o trabalho. Depois do Mundial, conseguimos ajustar muitas coisas e, mesmo que a gente não tenha chegado à final, o sentimento é de orgulho das meninas, do trabalho que elas demonstraram. Temos uma seleção muito competitiva, melhoramos vários aspectos técnicos, emocionais, táticos. Agora é continuar trabalhando. Tenho certeza de que no Parapan conseguiremos estar ainda mais fortes como equipe e grupo. E focar agora nesse bronze, que será muito importante”, disse o técnico Gabriel Goulart.
Sem vaga paralímpica
O Brasil disputará o bronze contra o Canadá, que pedeu para a China por 6 a 1 na outra semifinal. O Japão, por sua vez, enfrentará as rivais asiátiacas na decisão. Além de ficar de fora da final, o Brasil também saiu do caminho por um lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Isto porque apenas o campeão dos Jogos Mundiais da IBSA garantem vaga no megaevento do próximo ano.
Em novembro, a seleção brasileira terá uma última oportunidade de carimbar seu passaporte para a França no goalball feminino. Será nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, que acontecerão entre os dias 17 e 26. Apenas o campeão do evento continental se classificará para a Paralimpíada. O A equipe brasileira de goalball masculino já tem vaga assegurada em Paris e, por isso, não competiu nos Jogos Mundiais.