Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante quatro medalhas no Aberto Paralímpico da Tailândia

O Brasil já tem Catia Oliveira, Aline Ferreira, Lethícia Lacerda e Jennyfer Parinos confirmadas no pódio após avançarem em suas classes

Na imagem, Jennyfer Parinos, do Brasil, jogando a bolinha para seu saque.
Jennyfer Parinos, do Brasil, já garantiu lugar no pódio da classe 9 e agora luta por uma vaga na final - Foto de arquivo: Miriam Jeske/ CBTM

O Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia começou nesta quinta-feira (24) e o Brasil já garantiu quatro medalhas nas disputas individuais. Assim, Catia Oliveira, Aline Ferreira, Lethícia Lacerda e Jennyfer Parinos avançaram às semifinais das classes 1-2, 7, 8 e 9, respectivamente, e confirmaram lugar no pódio. Isso depois de realizar grande campanha no Aberto da Coreia do Sul na última semana.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, com três vitórias na fase de grupos da classe 1-2, Catia Oliveira chegou nas semifinais após se classificar na liderança de sua chave. Dessa forma, o jogo que vale vaga na final para o Brasil será contra tailandesa Suthida Saensathan, na sexta-feira (25), às 3h (horário de Brasília).

Antes disso, ainda hoje, às 23h, quem vai à mesa é Lethícia Lacerda. A brasileira medirá forças com a japonesa Yuri Tomono na semifinal da classe 8. Anteriormente, ficou na segunda colocação de seu grupo. No mesmo horário, Jennyfer Parinos enfrentará a sul-coreana Kun-Hea Kim pela vaga na decisão da classe 9. Primordialmente, a brasileira número 6 do ranking garantiu a classificação às fases agudas com três vitórias por 3 sets a 0. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Por fim, um pouco mais tarde, Aline Ferreira representará o Brasil na mesa. Às 23h40, ela jogará contra a mexicana número 11 do ranking, Claudia Villalba visando chegar na grande final da classe 7.

Mais medalhas no caminho

Os atletas do Brasil também garantiram vaga nas quartas-de-finais nesse primeiro dia de Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia. Na classe 3 masculina, Fábio Silva avançou na segunda colocação em seu grupo com uma vitória e uma derrota. Desse modo, terá pela frente Yattajak Glinbanchuen, número 5 do ranking da classe, da Tailândia. O duelo acontece hoje, às 23h. 

Por outro lado, às 23h40, Lucas Arabian buscará uma vaga nas semifinais da classe 5 e mais uma medalha para o Brasil. O brasileiro venceu dois dos três desafios da fase de grupos e foi para as quartas na liderança da chave. Portanto, enfrenta o japonês Kentaro Doi para ser um dos quatro melhores em sua classe.

Já na sexta-feira (25), às 0h20, Marliane Santos e Thaís Severo jogam pela classe 3. As brasileiras avançaram às fases eliminatórias na segunda colocação de suas chaves, com uma vitória e uma derrota cada. Nas quartas, enquanto Thaís Severo enfrenta Sonalben Manubhai Patel, da Índia, Marliane encara a tailandesa Patamawadee Intanon.

Na classe 10, em disputa de fase única, Bruna Alexandre venceu seus dois primeiros jogos e atualmente é a segunda colocada da chave. Bruna ainda tem dois jogos para fazer, um a mais que a líder da chave. Assim, a brasileira depende apenas de si para confirmar o ouro na competição.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia