8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lara Lima conquista o bronze no Mundial de halterofilismo

Lara Lima ergue 98kg e conquista medalha de bronze no Mundial de halterofilismo em Dubai com medalha de bronze

Lara Lima medalha no Mundial de halterofilismo em Dubai
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Depois de faturar o ouro na categoria júnior, a brasileira Lara Aparecida de Lima conquistou a medalha de bronze na disputa adulta do Mundial de halterofilismo, nesta quarta-feira (23). Ela teve duas tentativas válidas e ergueu 98kg para ir ao pódio na categoria até 41kg da competição, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Lara competiu no grupo A, ao lado das principais atletas da categoria. A mineira de 20 anos iniciou sua participação errando a primeira tentativa para 96kg. Em seguida, no entanto, ela obteve êxito para os mesmos 96kg. Na última rodada, a brasileira ergueu 98kg e também recebeu votos satisfatórios dos árbitros, o que fez com que ela ficasse em terceiro lugar, garantindo o bronze.

Lara Lima ergue peso no Mundial de halterofilismo e conquista bronze
Lara Lima ergueu 98kg para ser medalhista de bronze (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A halterofilista conquistou a medalha por uma diferença de apenas 1kg. Isto porque a colombiana Cristina Granados, que ficou em quarto lugar, ergueu 97kg. A chinesa Zhe Cui levou o ouro com 112kg, novo recorde mundial da categoria. A nigeriana Esther Nworgu teve apenas uma marca válida, mas ficou com a medalha de bronze, marcando 111kg.

Mais sobre Lara

Natural de Uberlândia, Lara Lima é a caçula da delegação brasileira em Dubai. Ela nasceu com mielomeningocele, doença que afeta a espinha dorsal e artrogripose, que limitou os movimentos de seus membros inferiores. Além desta medalha de bronze, ela acumula dois ouros mundiais júnior (Tbilisi-2021 e Dubai-2023) e um ouro na Copa do Mundo de Dubai de 2022.

Outra brasileira em ação no Mundial de halterofilismo em Dubai nesta quarta-feira, Maria Rizonaide da Silva (50kg) foi sétima colocada, marcando 94kg. O Brasil conta com outros 21 atletas na competição. Entre eles, incluem-se Mariana D’Andrea, que foi vice-campeã mundial em 2021 e levou o ouro nos Jogos Paralímpicos Tóquio-2020; Evânio da Silva, bronze em 2017; e Márcia Menezes, bronze em 2014.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia