8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção brasileira de goalball estreia com goleada nos Jogos Mundiais da IBSA

O Brasil derrotou a Ucrânia por 9 a 0 em sua primeira partida pelos Jogos Mundiais da IBSA, assumindo a liderança do Grupo A.

O Brasil venceu a Ucrânia na primeira partida dos Jogos Mundiais da IBSA de Goalball feminino (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)
(Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

Neste domingo (20), a equipe feminina de Goalball do Brasil venceu a Ucrânia por 9 a 0 em sua estreia nos Jogos Mundiais da IBSA. O torneio está acontecendo na CBS Arena, em Coventry, Inglaterra. No entanto, esta é a única modalidade com sede fora de Birmingham, onde ocorrem as outras disputas do evento. Na próxima segunda-feira (21), às 14h15 (horário de Brasília), a equipe enfrentará a Finlândia pela próxima disputa do torneio. Já as partidas estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Federação Internacional de Esportes para Cegos.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil demonstrou uma defesa impecável e versatilidade no ataque, com todas as seis atletas marcando gols. Moniza fez três gols, já Jéssica marcou dois deles. Além disso, Carol Duarte, Dani Longhini, Gaby e Kátia contribuíram com um gol cada. Vale lembrar que estão participando dos Jogos Mundiais da IBSA apenas países sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe masculina do Brasil, já classificada, não participa. Já a equipe feminina precisa vencer o torneio para garantir sua vaga, ou então terá uma última chance no Parapan do Chile em novembro.

“Tenho certeza que com esse time chegaremos ao melhor lugar desse pódio. O grupo todo está na mesma sintonia e quer buscar o melhor”, garante Jéssica.

Como funciona o torneio?

O torneio feminino de goalball envolve 12 países divididos em duas chaves. O Brasil está no Grupo A e enfrentará na primeira fase as equipes dos EUA, Canadá, Finlândia, Alemanha, além da Ucrânia. A Dinamarca também participaria do mesmo grupo, no entanto, desistiu do torneio devido a problemas de jogadoras não aprovadas na classificação oftalmológica. Ao final da fase de grupos, os quatro melhores times de cada grupo avançarão para as quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

O torneio é organizado pela Federação Internacional de Esportes para Cegos e segue até o dia 27 de agosto. Ademais, os Jogos reúnem mais de 1.250 atletas de 70 países, competindo em diversas modalidades, incluindo futebol para cegos (parte da Copa do Mundo), goalball, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, levantamento de peso, showdown, boliche e tênis.

Vale lembrar que estes Jogos Mundiais estão em sua sétima edição, tendo sido realizados pela primeira vez em Madri, em 1998. Desde então, as edições ocorreram em Quebec, Canadá (2003), São Paulo, Brasil (2007), Antalya, Turquia (2011), Seul, Coreia do Sul (2015) e Fort Wayne, Estados Unidos (2019).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia