8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros estreiam no Aberto Paralímpico da Coreia do Sul

Com sete atletas em quatro categorias, o Brasil conquistou as primeiras vitórias na fase de grupos.

Cátia Oliveira olha para bola antes de bater nela com a raquete / tênis de mesa
Cátia Oliveira olha para bola antes de bater nela com a raquete (Foto: Gustavo Medeiros)

Começou na noite da última quinta-feira (17), o Aberto Paralímpico da Coreia do Sul de tênis de mesa. A competição segue até a segunda-feira (21) e conta com sete brasileiros em quatro classes diferentes. O primeiro dia foi marcado por jogos válidos pela fase de grupos.

Número 3 do ranking mundial da classe 2, Cátia Oliveira competiu contra jogadoras da classe 1-2. Na primeira rodada, acabou sendo superada pela Liu Jing por 3 sets a 2 (6/11, 11/9, 5/11, 11/5 e 11/8). Contudo, ela conseguiu se recuperar logo depois ao fazer 3 a 0 (11/2, 11/4 e 11/6) na sul-coreana Kim Hanna. Cátia fecha a fase de grupos contra outra atleta local, Kim Eun Hee.

Pela classe 3 feminina, Marliane Santos estreou com vitória diante da mexicana Edith Sigala Lopez (3 a 2). Porém, perdeu para a sul-coreana Yoon Jiyu em seguida por 3 a 0. Thais Severo perdeu as duas primeiras rodadas contra Lee Mi Gyu, da Coreia do Sul, por 3 a 2 e, em seguida, diante da indiana Manubhai Patel por 3 a 0. Mesma coisa com Fábio Silva, que tomou revés do chinês Feng Panfeng (3 a 0) e do local Lee Jun (3 a 1).

Outros jogos

Na classe 9 masculina, Lucas Carvalho venceu o sul-coreano Kwon Sangyong (3 a 0), mas perdeu do espanhol Ander Cepas (3 a 0). Na classe 7 feminina, Aline Ferreira tomou 3 a 0 de Chiu Kan Shan, de Hong Kong. Por fim, pela classe 5, Lucas Arabian começou ganhando por 3 a 0 de Chang Cherng-haw, do Taipei. Contudo, acabou perdendo os jogos seguintes indonésio Tatok Hardiyanto (3 a 0) e do sul-coreano Jeon Tae-byeong (3 a 1).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Todos os brasileiros retornam na noite desta sexta-feira (18) para disputar as rodadas finais da fase de grupos do Aberto Paralímpico da Coreia do Sul de tênis de mesa. Em seguida, começa os jogos na fase eliminatória.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia