A Seleção Brasileira paralímpica estreou na manhã desta segunda-feira (31), no Mundial de natação, em Manchester, na Inglaterra, com 11 nadadores, dos quais oito avançaram às finais. Além deles, Carol Santiago, da classe S12, e Patrícia Santos, da classe SB3, vão competir diretamente na suas respectivas decisões na tarde desta segunda-feira.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A potiguar Cecília Araújo, da classe S8, foi a primeira atleta do país a estrear na competição. Ela nadou os 400m livre em 5min16s59, terminou sua bateria na terceira colocação e avançou à final. Depois, foi a vez do paulista Ruan Souza, que também se classificou para a decisão. Nos 100m peito SB9, o nadador cumpriu a distância em 1min11s35 e terminou sua bateria em segundo lugar.
Samuel Oliveira fez os 50m livre em 32s80 e ficou na segunda posição em sua bateria, enquanto o mineiro Gabriel Araújo avançou à final como dono da oitava melhor marca nos 50m peito (1min18s80).
- Carol Santiago e Gabrielzinho fazem história na natação paralímpica
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
Logo depois, o paulista Gabriel Bandeira nadou os 200m da classe em 1min58s03, o segundo tempo de sua bateria. Já o carioca Douglas Matera registrou o tempo de 1min09s19 nos 100m costas, o sexto de toda a prova.
Por fim, os últimos dois atletas do país que entraram em ação também se classificaram para a decisão. Susana Schnarndorf completou os 100m peito (SB4) em 2min34s32 e avançou na sétima colocação, enquanto Phelipe Rodrigues nadou os 50m em 23s75, a segunda marca entre todos os competidores.
Além desses brasileiros, o paranaense Bruno Becker (S2), a paulista Esthefany Rodrigues (S5) e o catarinense Matheus Rheine (S11) também nadaram nesta manhã, mas não se classificaram para as finais.
Sobre o Mundial
As provas em Manchester ocorrem em dois períodos, com as eliminatórias pela manhã e as finais à tarde, no horário de Brasília-DF. O YouTube do Comitê Paralímpico Internacional transmite todos os eventos do torneio. Já as decisões vespertinas, também podem ser acompanhadas pelo SporTV 2.
Assim, ao todo, o Mundial de natação paralímpica vai reunir 538 atletas de 67 países até o próximo domingo (6), no Manchester Aquatics Centre. O Brasil é representado por 29 atletas de 10 estados, sendo 15 mulheres e 14 homens.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro