Ela não para! A arqueira Jane Karla obteve mais um resultado espetacular e está nas semifinais individuais do Mundial de Tiro com Arco Paralímpico em Pilsen, República Tcheca. Esta é a primeira vez na história em que o Brasil se classifica para essa fase em um mundial. Na quarta feira, (19) ela já havia conquistado a presença na final por duplas mistas ao lado de Reinaldo Charão, a qual ainda será disputada. Com o resultado, o Brasil possui mais dois atletas classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 pelo arco composto.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Categoria Feminina
A arqueira Jane Karla foi o maior destaque da delegação brasileira neste campeonato. Em seu primeiro combate pelo chaveamento 1/16, a brasileira enfrentou Carmen Rubio, da Espanha. Dominante, a Jane esteve a frente em quatro dos cinco sets e saiu vencedora por 140 a 131. A seguir, a britânica Jodie Grinham travou uma boa batalha contra Jane, que retrucou com um score perfeito no terceiro set (10, 10, 10). Por fim, Jane Karla levou a melhor e avançou as quartas de final da competição com um placar de 136 a 130. Já nas quartas, Jane venceu Alim Nur Syahidah, da Singapura, por 139 a 134.
Por fim, a brasileira combateu de igual para igual a turca Cüre Öznur, segunda melhor na fase de ranqueamento. Na disputa, ambas empataram em 143 pontos e precisaram recorrer a flecha de morta, a qual Cüre acertou mais ao centro do alvo e seguiu para a concorrer ao ouro. Com esse resultado, a brasileira Jane Karla fez história e se consagrou a primeira brasileira a alcançar as semifinais de um mundial paralímpico de tiro com arco. Caso não tivesse conquistado a vaga brasileira para a Paralimpíada de Paris pela dupla mista, Jane também haveria se classificado por esse resultado no individual.
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
Além disso, também competiu na categoria composto feminino open a brasileira Helena Moraes. Classificada em 31° lugar na fase de ranqueamento, nas 1/16 a brasileira eliminou Lee Yun-Hsien, do Taiwan, pelo critério de desempate. Após empatarem com 130 pontos, as atletas atiraram uma “flecha de morte” na qual Helena acertou o 10, já Lee marcou 9 pontos. Entretanto, nas oitavas Helena Moraes caiu para Cüre Öznursofreu, turca segunda melhor colocada no classificatório. Após enfrentar dificuldades, a brasileira ficou atrás no placar de 137 a 126 e encerrou sua participação na competição mundial. Infelizmente, caso Helena tivesse passado para a próxima fase o Brasil teria conquistado mais uma vaga para os Jogos Paralímpicos.
SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Categoria Masculina
Entre os homens da categoria open do arco composto, Reinaldo Charão foi o brasileiro a ir mais longe nas chaves individuais. No dia de ontem (20), ele havia conquistado duas vagas para as Paralimpíadas de Paris ao lado de Jane Karla com a categoria dupla mista. Hoje, no entanto, ele seguiu até as 1/16 de final, quando caiu para Ken Swagumilang por 142 a 136. Já Diogo de Sousa ficou no primeiro combate, no qual fez 128 contra 132 de Aikynbayev Abdygani.
Além disso, na categoria W1 masculina Eugenio Franco foi o brasileiro de maior destaque. O atleta seguiu até as oitavas de final, onde enfrentou o chinês Zhang Tianxin e ficou atrás no placar por dez pontos (138 a 128). Ademais, o Brasil também foi representado por Helcio Perilo. O brasileiro disputou as 1/16 contra o finlandês Jean Pierre Antonios, o qual marcou 128 pontos contra 125 de Helcio e seguiu à frente na disputa.