As meninas da Seleção Brasileira juvenil de goalball estrearam com duas vitórias neste sábado (15), dia de abertura do Campeonato Mundial de Jovens, que está sendo realizado em São Paulo-SP. Atual campeã da competição, a equipe feminina do Brasil bateu Alemanha (7 a 5) e Coreia do Sul (14 a 4) na quadra da arena multiuso do CT Paralímpico Brasileiro. Já os rapazes, que buscam o primeiro ouro da história para o país no torneio sub-19, perderam na estreia para a Polônia (11 a 3), mas se recuperaram na sequência e venceram os Estados Unidos por 15 a 9.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“É uma experiência incrível! Meu primeiro Mundial, é inexplicável a emoção de estar aqui”, disse a ala Natália, de apenas 14 anos, a atleta mais jovem da delegação brasileira. O torneio segue em disputa neste domingo (16), com mais 12 jogos.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Diego Gobbi sobre LA-28: ‘vou lutar por vaga para o Brasil’
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
O torneio conta com um grupo para cada categoria (A, no masculino, e B, no feminino) cujo sistema de disputa é todos contra todos. Avançam às semifinais os quatro melhores colocados, que se cruzam na seguinte ordem: 1º x 4º, 2º x 3º.
Sobre o Mundial de Jovens
Além disso, a competição chancelada pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) tem a organização da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) e reúne seis países no torneio masculino – Brasil, Polônia, Israel, Estados Unidos, Quênia e Coreia do Sul – e sete no feminino – Brasil, Alemanha, Austrália, Turquia, Quênia, Israel e Coreia do Sul. Os jogos acontecerão até a próxima quarta-feira (19). A entrada no CT Paralímpico é gratuita ao público. O espaço fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, ao lado da São Paulo Expo.
Por fim, esta é a nona edição do campeonato, que passou a ser disputado a partir de 2005. Além do ouro em 2019, as meninas do Brasil ainda possuem uma prata (2013) e dois bronzes (2009 e 2017). Por outro lado, os garotos, somam três pratas (2009, 2017 e 2019) e um bronze (2013).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais