O Brasil segue conquistando medalhas no Campeonato Mundial de atletismo paralímpico 2023. Nesta segunda-feira (10), Ricardo Gomes foi o destaque no segundo dia de competição. Na prova dos 100m rasos da classe T37, o brasileiro conquistou o primeiro ouro do País nesta edição e ainda bateu o recorde de campeonato pela segunda vez em dois dias. Além disso, ele dividiu o pódio com o compatriota Christian Costa.
+Quadro de medalhas do Mundial de atletismo paralímpico 2023
Ricardo Gomes completou os 100m em 11s21 para ficar com a medalha de ouro. Com o tempo, ele superou sua própria marca (11s25) feita ainda nas fase classificatórias da competição. Christian Costa fez 11s38, seu melhor tempo da temporada, para levar o bronze e formar uma dobradinha brasileira no pódio. O indonésio Saptoygo Purnomo completou o pódio com a prata.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
“É a realização de um sonho. Tudo o que eu vivi me trouxe até aqui agora. É maravilhoso estar aqui. Ano passado, lesionei o joelho, pensei em desistir. Mas eu consegui. Agradeço a todos que fizeram parte dessa história”, afirmou Ricardo.
Dobradinha nos 5000m
Júlio César Agripino e Yeltsin Jacques também conquistaram medalhas no Mundial de atletismo paralímpico. Os dois brasileiros correram juntos na final dos 5000m da classe T11 e faturaram a prata e o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Júlio liderou durante quase toda a prova, mas acabou sendo ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa. Apesar disso, ele marcou 15m07s21 e superou o recorde sul-americano do brasileiro Odair Santos (15m16s87). Além disso, Yeltsin fez 15m12s37 e também bateu o tempo de Odair.
Outros brasileiros
Outros brasileiros disputaram finais no dia. Rayane Sores conquistou na quinta colocação na final dos 100m da classe T13, com 12s70. No lançamento de dardo, Cícero Nobre conseguiu 48,31m e terminou com a quarta posição da classe F57.
Além disso, Thalita Simplício conseguiu um lugar na final dos 400m da classe T11, enquanto Jhulia Karol fez 59s80 e não se classificou. Por fim, na sessão da manhã, Felipe Gomes e Daniel Mendes se classificaram para as semifinais da mesma prova.