O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinou um acordo nesta sexta-feira (7), em que fará a sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na cidade de Troyes, na França, a 160km da capital francesa. O acordo foi assinado pelo presidente do CPB, Mizael Conrado, no Centre Sporttif de L’Aube Troyes, lugar onde o Brasil ficará antes do torneio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A celebração do contrato contou com a presença de membros da diretoria do CPB, como o diretor de Esportes de Alto Rendimento, Jonas Freire, e autoridades francesas, como o presidente do departamento de Aube, região onde está localizada a cidade de Troyes, Philippe Pichery. Primeiramente, desde o ano passado, integrantes do CPB visitam a cidade para verificar instalações e condições de treinamento, alimentação e acomodações. Nesta viagem, a diretoria brasileira também estava acompanhada de coordenadores de diversas modalidades, que também fizeram suas avaliações e puderam constatar as condições oferecidas.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Sobre o complexo
O complexo conta com pista de atletismo indoor e ao ar livre, salas de musculação, piscina, campo de futebol com grama sintética, ginásios com quadra poliesportiva, quadra de tênis coberta e ao ar livre, salas de lutas, campos de tiros, auditórios, cozinha, restaurantes, lavanderia, e até uma base náutica a 15 minutos de distância para as modalidades que utilizam embarcações. Além disso, todo o espaço oferece acessibilidade em quartos, vestiários, equipamentos esportivos e áreas de estacionamento.
Presidente do CPB, Mizael Conrado disse que o Brasil visitou outras cidades até escolher onde acontecerá a etapa final de preparação para Paris 2024. “Estamos muito felizes aqui. Pela maneira como fomos recebidos por toda a equipe local. Podem ter certeza, no nosso coração, Troyes é um pedacinho do Brasil”, discursou durante o acordo.
Segundo o presidente do CPB, a última etapa de preparação tem efeito no desempenho dos atletas é fundamental para o sucesso durante os Jogos Paralímpicos. Para Mizael, os Jogos de Paris terão um significado especial, por serem os primeiros após a pandemia da Covid-19. “Depois da crise que passamos, talvez a maior de nossa história, creio que valorizamos muito mais a confraternização, a possibilidade de nos reunirmos em uma celebração da magnitude que nos proporcionam os Jogos Paralímpicos”, completou.
Fala do presidente da região
Além disso, o francês Philippe Pichery disse estar orgulhoso pela escolha de sua cidade como sede da última etapa de preparação da equipe. “Acredito que, durante esses últimos dias, foi possível mostrar o quanto nós nos preparamos e colocamos em ação medidas para receber da melhor forma possível a delegação paralímpica brasileira”, afirmou.
Por fim, em Tóquio 2020, o Brasil fez sua melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Assim, o resultado lhe rendeu a sétima posição na classificação do quadro de medalhas do megaevento.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro