8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

AMC homenageia ex-técnica no Regional Centro-Norte de goalball

Equipe disputa sua primeira competição sem Nagila, técnica falecida no ano passado

Claudia Amorim faz o arremesso com o braço direito e tem expressão de esforço no rosto (Foto: Renan Cacioli/CBDV)
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Cada arremesso que Claudia Amorim, de 49 anos, tem feito no Regional Centro-Norte de goalball, que está sendo disputado em Brasília-DF, é dedicado à professora Nagila Zambonatto, falecida no ano passado, aos 66 anos. Assim, ao lado das colegas Doracil, Denise, Israela, Isis e Luzinete, ela disputa a primeira competição sem a presença da ex-treinadora no banco da AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos). Dessa forma, mais do que manter a hegemonia da equipe mais vitoriosa da história do torneio (oito títulos), as atletas da AMC pretendem ganhá-lo desta vez como forma de homenagear o legado de Nagila.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Estou há 23 anos no goalball. Falo a todos que comecei como atleta dela. Tudo o que sou no goalball, tudo o que aprendi, devo a ela. Homenageá-la hoje é vencer esse campeonato e levar o troféu para casa”, diz Claudia. “Ela era minha comadre. A Nagila me fez atleta e fazia parte da minha vida pessoal”, conta a jogadora.

Fala de Doracil

Além disso, Doracil, conhecida como Dorinha, de 39 anos, também construiu parte de sua trajetória na modalidade ouvindo as lições de Nagila, uma das sócias-fundadoras da AMC. E ainda sente a presença da colega. “Ela está a todo momento ali ao nosso redor dando algum tipo de assistência. A cada partida, queremos mostrar em quadra aquilo que ela deixou, o que nos ensinou tanto”, explica. Logo depois, questionada sobre uma das melhores recordações dos tempos desta parceria em quadra, ela diz: “Quando a gente sofria algum gol, ela pedia tempo e mandava erguer a cabeça. Era muito querida e estamos dedicando este campeonato a ela”.

Assim, até aqui, as ex-jogadoras de Nagila têm cumprido a promessa e vencido seus compromissos. Dessa forma, na segunda rodada, disputada nesta quinta-feira (6), na quadra da Associação Portuguesa de Brasília, a AMC venceu seu segundo jogo: 5 a 2 na ARDV (Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais), também do Mato Grosso. Por outro lado, as semifinais do Regional Centro-Norte de goalball já acontecerão na tarde desta sexta-feira (7). Por fim, a decisão do torneio ocorrerá no próximo sábado (8). Confira todos os resultados do dia abaixo:

Masculino

Uniace-DF 10×0 Acelgo-GO
Ismac-MS 14×9 RDM-DF
ADVSL-MT 13×3 ABDV-DF
ARDV-MT 13×3 Sedel-AP
Icemat-MT 16×6 RDM-DF
Uniace-DF 14×4 Ismac-MS
Cetefe-DF 11×1 Sedel-AP
ARDV-MT 10×0 ABDV-DF

Feminino

AMC-MT 5×2 ARDV-MT
Cetefe 13×3 RDM-DF

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia