A primeira rodada do Regional Centro-Norte de Goalball, disputada nesta quarta-feira (5), na Associação Portuguesa de Brasília, começou com um clássico na categoria feminina com cara de “final”. No jogo que fechou o dia, Icemat-MT (Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso) e Capital/Cetefe-DF (Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial) protagonizaram um duelo bastante pegado que terminou com goleada das mato-grossenses por 12 a 2.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Liderada pelo experiente treinador Altermir Trapp e pela ala Carol Duarte, de 36 anos, a equipe do Mato Grosso mostrou que veio com vontade de brigar pelo seu primeiro título regional com as mulheres. Já o Capital/Cetefe, que perdeu a goleadora Jéssica Vitorino para o Sesi-SP neste ano, até equilibrou mais o confronto na metade inicial e foi para o intervalo perdendo de 4 a 2. Na etapa final, porém, prevaleceu o volume das adversárias e os nove gols de Carol, que ajudaram o Icemat a fechar em “game”.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
A rodada ficou marcada também por vitórias dos atuais campeões. No masculino, o próprio Icemat saiu de quadra com duas vitórias contra Acelgo-GO, por 11 a 1, e Ismac-MS, por 13 a 8. Um dos destaques foi o ala argentino Patrício Finolli, que marcou nove gols. No feminino, a AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos) fez game na Acelgo: 10 a 0.
Sobre o Regional Centro-Norte
Além disso, o torneio é disputado por 16 equipes, dez no torneio masculino e seis no feminino, de cinco estados do país. Em jogo, além do título, estão as duas vagas restantes para a Série B do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de outubro. Após o calendário passar por Contagem-MG, Recife-PE, Porto Alegre-RS e São José dos Campos-SP, a capital do país recebe o último evento local da modalidade antes do início dos nacionais. Por fim, os jogos acontecerão até o próximo sábado (8).
A chave feminina conta com dois grupos com três times cada que se enfrentam entre si em turno único. Já o masculino, é formado por dois grupos com cinco times cada. Em ambas as categorias, avançam às semifinais os dois primeiros colocados de cada grupo.
Por fim, desde 2011, quando a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a modalidade, duas equipes têm sobrado na competição. No masculino, a Uniace conquistou sete das dez edições (não houve disputa em 2021 e 2020 por conta da pandemia) realizadas. Do mesmo modo, no feminino, a AMC levou oito taças para casa.
*Com informações da Confederação de Desportos para Deficientes Visuais