O nadador mineiro Gabriel Araújo bateu o recorde mundial (seu oitavo na carreira) dos 50m borboleta, da classe S2 (comprometimento físico-motor), na manhã desta quinta-feira (22), no primeiro dia do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação paralímpica, competição que reúne 261 atletas até sábado (24), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ele completou a distância em 52s96 e superou os seus 53s80, registrados no World Series de Sheffield, na Inglaterra, no último mês de março.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A competição nacional atende a todos os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla inglês), mas o recorde do mineiro ainda necessita ser homologado pela World Para Swimming (WPA), entidade que rege a natação paralímpica mundial.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Este foi o oitavo recorde mundial quebrado por Gabriel Araújo na piscina do CT Paralímpico. No total, desde 2016, ano de inauguração do espaço, foram 13 melhores marcas mundiais estabelecidas em provas de natação no Centro de Treinamento Paralímpico. Ou seja, o mineiro é detentor de mais da metade dos recordes da modalidade que aconteceram no local.
Mundial de natação paralímpica
Além disso, Gabriel estará no Mundial de natação paralímpica, que ocorrerá em Manchester-ING, entre os dias de 31 de julho e 6 de agosto. Na última edição do torneio, em Portugal, o atleta conquistou três medalhas de ouro: nos 50m e 100m costas e 200m livre. Os 50m borboleta, prova na qual quebrou o recorde mundial nesta quinta-feira, não está nos programas do Mundial e dos Jogos Paralímpicos.
“Estou muito feliz com o recorde. Treino bastante forte para melhorar cada vez mais. Eu me sinto honrado e emocionado por conseguir tantas marcas no CT. Isso mostra que estou no caminho certo. E, apesar de não fazer parte do Mundial, o tempo que fiz nos 50m borboleta mostra que estou bem preparado para a competição em Manchester”, disse o nadador mineiro, campeão paralímpico em Tóquio. Ele tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.
Sobre a competição
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação reúne 261 atletas de 16 estados e o DF. Eles estão divididos em 61 clubes e 12 disputas: 400m livre, 50m borboleta, 50m costas, 50m livre, 50m peito, 100m borboleta, 100m costas, 100m livre, 100m peito, 150m medley, 200m livre e 200m medley.
Ainda na tarde desta quinta-feira, acontecerão as provas de 100m livre e 50m peito. Por fim, na sexta-feira (23) e no sábado (24), as disputas começarão às 10h (no horário de Brasília-DF), separadas por classes e realizadas em finais diretas. Além de Gabriel, os outros 28 atletas do país convocados para o Mundial de Manchester estão competindo o Brasileiro, como os também campeões paralímpicos de Tóquio 2020: Carol Santiago, S12 (baixa visão); Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); e Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores).
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro