Depois de realizar o Campeonato Brasileiro de Paratletismo, o Centro de Treinamento Paralímpico recebeu a terceira etapa do Desafio CPB/CBAt. Claudiney Batista foi o maior destaque do desafio. Em resumo, o paratleta estipulou nova marca mundial do lançamento de disco da classe F56, com 47,37m alcançados.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A princípio, Claudiney já detinha a marca dos paratletas da classe que competem sentado. Assim, há cinco anos, alcançou 46,68m. No entanto, o ranking de 2022 do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) mostra que, em agosto do ano passado, o indiano Yogesh Kathuniya lançou para 48,34m, em Bangalore, na Índia. Contudo, o IPC ainda não oficializou a marca, então o recorde fica com o brasileiro por hora.
“Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto. Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”, destacou Claudiney.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O gaúcho Wallison André Fortes obteve outro bom resultado no domingo (18), na classe T64 (para atletas amputados de membros inferiores com prótese). Nos 100m, ele registrou 10s60 e bateu o recorde brasileiro que era seu mesmo, quando correra a distância em 10s64. Já nos 200m, o velocista conseguiu 22s93 e melhorou em um centésimo sua melhor marca (22s94), conseguindo o segundo melhor tempo do ranking mundial.
O desafio serviu como último teste para os paratletas antes do Mundial de Paratletismo que ocorre no próximo mês em Paris.
Destaques do atletismo
Claudiney foi o maior destaque entre os paratletas. Já entre os atletas, Ana Carolina de Jesus venceu a prova dos 100 m, com o tempo de 11s61 (0,8). Da mesma forma, Luís Gabriel Pereira foi o vitorioso da distância no masculino, com 10s60 (0,6). Por fim, Ederson Vilela Pereira venceu os 5.000 m, com 14min41s43.
A quarta etapa do Desafio CPB/ CBAt será no dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro.