A Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) conquistou, neste sábado (17), o título do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos, o primeiro de sua trajetória na modalidade, iniciada em 2020. Na final disputada no Ginásio “Fiotão”, em Várzea Grande-MT, o time bateu a AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos), maior ganhadora do torneio de todos os tempos, com cinco taças, por 1 a 0. Mais cedo, a Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) ficou com a medalha de bronze ao ganhar da Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal), campeã da edição passada, por 2 a 1. Este foi o último Regional da modalidade no ano, após passagens também por Petrolina e São Paulo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Assim, a equipe de Brasília se junta a um grupo de outros seis times vencedores da competição criada em 2011 pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) – não houve disputas em 2021 e 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Já os donos da casa, apesar da hegemonia na região, seguem sem levantar o troféu de campeão desde 2016.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Fala do técnico Marcelo Ottoline
“É muito gratificante. Eu havia prometido um gol para o meu filho Victor Gabriel e pude cumprir com a promessa”, disse o ala Leandro, autor do gol do título no segundo tempo da decisão, quando conduziu a bola em velocidade pelo meio e chutou rasteiro, cruzado, no canto direito do goleiro Thiago Lucena. “A palavra é superação. Passamos o início do ano treinando em quadras públicas, os rapazes de machucando em alambrado, tomado pontos. Mas sempre treinando. Viemos para cá com sete atletas, um precisou ir embora porque passou em um concurso público, e chegamos à final desacreditados. Ninguém esperava, depois da partida horrorosa que fizemos na estreia, que chegaríamos à decisão. A resposta está aí. É muito amor e muita dedicação”, disse o técnico Marcelo Ottoline, citando a derrota da Adef na primeira partida no campeonato.
Por outro lado, agora, a Adef concentra suas atenções na Série A do Campeonato Brasileiro, marcado para setembro. Outras três equipes do Centro-Norte disputarão a Primeira Divisão de 2023: AMC, Acelgo e CFCP (Clube de Futebol para Cegos do Pará). Já Uniace e ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) – melhor colocada deste Regional fora os times já garantidos em uma das duas divisões nacionais – jogarão a Série B, em dezembro.
Conquista do bronze pela Acelgo
Mais cedo, no Regional Centro-Norte, a Acelgo freou os irmãos Leonardo e Leandro Moreno, campeões em 2022 pela Uniace, com um fim de jogo emocionante após o argentino Nahuel López marcar o gol da vitória por virada por 2 a 1 faltando um segundo para o cronômetro zerar no segundo tempo – Leandro Moreno havia aberto o placar para o time de Brasília e Marcos “Costela” deixado tudo igual. Além disso, Marcos, por sinal, ganhou o prêmio de Artilheiro, com cinco gols. A Acelgo ainda teve eleito o Atleta Revelação, Eduardo dos Santos, de 18 anos. Vale lembrar que este ano vão acontecer os primeiros Jogos Juvenis da CBDV, disputados pelos atletas sub-23 que se destacaram em cada Regional. Por fim, o prêmio de Melhor Goleiro foi para Thiago Lucena, da AMC.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais