O Brasil perdeu para o Canadá por 69 a 53, nesta quinta-feira (15), nas oitavas de final do torneio masculino do Mundial de basquete em cadeira de rodas, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Assim, a equipe disputará o 11º lugar na competição.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Assim como aconteceu nos dois últimos jogos, a seleção brasileira saiu atrás do placar e não conseguiu se recuperar ao longo da partida. Ao fim do primeiro período, o Canadá vencia por 15 a 9 e, no segundo quarto, a vantagem já era de 35 a 20. O Brasil chegou a diminuir a diferença em alguns momentos no segundo tempo, mas acabou derrotado em 69 a 53.
Esta foi a terceira derrota do Brasil neste Mundial de basquete em cadeira de rodas. A equipe já havia perdido dois jogos na fase de grupos, além de ter vencido os anfitriões dos Emirados Árabes Unidos. Com a derrota, nosso país não tem mais chances de título, mas segue na competição para brigar pelo 11º lugar.
Vale destacar que o Mundial serve de preparação para os Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, principal competição do ano para o basquete em cadeira de rodas brasileiro. O evento multi-esportivo continental, que acontecerá em novembro, no Chile, dará vaga para a Paralimpíada de Paris 2024.