8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Acelgo se classifica no Regional Centro-Norte de futebol

Medalhistas de ouro no Parapan de Jovens, Raynã e Álvaro ajudam time goiano a avançar à semi do Regional Centro-Norte

Raynã conduz a bola, com um marcador mais afastado à esquerda da imagem. Atleta veste camisa laranja com detalhes em preto, da Acelgo, calção preto e meiões brancos (Renan Cacioli/CBDV)
(Renan Cacioli/CBDV)

A equipe da Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) contou com dois reforços de peso para vencer seu segundo jogo pelo Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos, nesta quarta-feira (14), em Várzea Grande-MT. Campeões pela Seleção Brasileira do Parapan de Jovens, em Bogotá, no último domingo (11), a dupla Raynã e Alvaro chegou hoje à cidade mato-grossense e já entrou no decorrer da vitória por 3 a 0 sobre a Udevima (União dos Deficientes Visuais de Manaus).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Os gols da equipe goiana foram marcados pelo argentino Nahuel Lopez (duas vezes) e por Marcos “Costela”, que já havia feito dois na estreia da Acelgo no torneio. Com seis pontos, o time garantiu antecipadamente uma das vagas nas semifinais, que acontecerão na sexta-feira (16), pois seu último compromisso da fase classificatória será diante da também classificada AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos), que ganhou do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) por 1 a 0 – gol de Joede – e alcançou os mesmos seis pontos no Grupo A.

Confrontos no Grupo B

Pelo Grupo B, apenas os atuais campeões da Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal) confirmaram a classificação à semifinal, ao vencerem o CFCP (Clube de Futebol para Cegos do Pará) por 1 a 0, com gol de Leandro Moreno. No outro jogo do dia, a Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) se recuperou da derrota na estreia e bateu a ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) por 1 a 0, gol do argentino Daniel Iturria. Os dois times têm três pontos. Os confrontos desta quinta-feira (15) decidirão a segunda vaga da chave.

Lembrando que se classificam às semifinais os dois melhores de cada grupo. Os confrontos seguirão desta forma: 1º do Grupo A contra o 2º Grupo B e 1º do Grupo B contra o 2º do Grupo A.

Sobre o Regional Centro-Norte 2023

Além disso, o torneio reúne oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. As partidas acontecem no Ginásio Fiotão, com entrada gratuita ao público. Desde que a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a modalidade, em 2011, já foram realizadas dez edições. A AMC é a maior ganhadora, com cinco títulos. Os outros cinco estão distribuídos por cinco equipes diferentes, sendo a Uniace a atual campeã. Não houve disputa em 2021 e 2020 por conta da pandemia.

Este é o último Regional da modalidade no ano, após a CBDV levá-lo a Petrolina e São Paulo. Assim, ao fim da competição estarão definidos os oito times classificados para a Série B do Campeonato Brasileiro. Lembrando que cada Regional garante vaga na Segunda Divisão ao campeão, desde que este já não integre uma das duas divisões nacionais. No caso do Centro-Norte, há cinco equipes previamente classificadas: Uniace, na Série B, além de Acelgo, AMC, CFCP e Adef, na Série A.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia