O Regional Sul de Goalball conheceu os campeões da edição de 2023 e são velhos frequentadores do lugar mais alto do pódio. Assim, o IRM (Instituto Roberto Miranda), do Paraná, conquistou o hexacampeonato no masculino. Por outro lado, a Adevlasc (Associação dos Deficientes Visuais de Laguna), de Santa Catarina, consagrou-se tricampeã seguida no feminino. Logo, os campeões desta edição repetiram o feito do ano anterior.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Em suma, as finais e disputas de terceiro lugar ocorreram neste domingo (04), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS). Anteriormente, no sábado, houve as disputas das quartas-de-finais e semifinais para definição dos melhores de cada naipe. Assim, o IRM tinha a possibilidade de fazer a dobradinha, já que avançou para as duas finais.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No entanto, a Adevlasc manteve seu domínio entre as mulheres. Com uma campanha invicta, terminou com cinco vitórias. Similarmente, a final teve placar parecido com o confronto entre as duas equipes na primeira fase, que tinha sido 11 a 1 para as catarinenses. Dessa forma, o título veio com o 12 a 2. A ala argentina da Adevlasc, Mariela Almeida, ainda foi a artilheira com 48 gols anotados na competição.
Posteriormente, veio a redenção do IRM entre os homens, também com uma campanha invicta de seis vitórias. Na final, a equipe enfrentou Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) e venceu por 9 a 2. O time paranaense só não teve todas as glórias, pois o artilheiro da competição foi Eloy Nieva, da Adevlasc, que balançou as redes em 31 oportunidades.
Por fim, Apesblu (Associação de Paradesporto de Blumenau) ficou com o terceiro lugar no feminino e Adevlasc, no masculino. Ao todo, foram 12 equipes dos homens e 9 das mulheres.
Classificação de IRM e Acergs para o Brasileiro
Este foi o terceiro dos cinco regionais da modalidade previstos para este ano: os outros serão em São José dos Campos (SP), de 25 a 30 de junho, e Brasília (DF), de 4 a 8 de julho. Todos são classificatórios para o Campeonato Brasileiro – Série B – apenas o campeão de cada categoria obtém vaga, desde que já não esteja classificado para uma das duas divisões nacionais. No caso do Regional Sul, as vagas ficaram com IRM, no feminino, e Acergs, no masculino.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais