O Regional Sul de Goalball conhecerá neste domingo (4) os campeões da edição de 2023. O IRM (Instituto Roberto Miranda), do Paraná, conseguiu colocar suas equipes feminina e masculina nas decisões pelo ouro. As meninas entrarão em quadra primeiro. Às 9h40 (no horário de Brasília-DF), terão pela frente as atuais donas da taça: a Adevlasc (Associação dos Deficientes Visuais de Laguna), de Santa Catarina. Os rapazes jogam em seguida, às 10h30, contra a experiente Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Antes das finais, haverá os confrontos valendo bronze. A partir das 8h, as mulheres de Apesblu (Associação de Paradesporto de Blumenau) e Acesa (Associação Catarinense de Esportes Adaptados) disputam o terceiro lugar. Logo depois, às 8h50, será a vez dos homens de Adevlasc e Afadev (Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais) medirem forças. Todos os jogos acontecem no Sesc Protásio Alves, com entrada gratuita ao público. O Sesc fica na Avenida Protásio Alves, número 6220, em Porto Alegre-RS.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Vagas no Campeonato Brasileiro
Além de levar seus dois times para as finais, o IRM ainda comemorou antecipadamente a vaga das meninas para a Série B do Campeonato Brasileiro ao bater a Acesa na semifinal, por 10 a 7, neste sábado (3).
Isto porque o Regional prevê ao campeão uma vaga na Segunda Divisão do goalball brasileiro desde que este já não esteja classificado a uma das duas divisões nacionais. Como a Adevlasc, adversária do IRM no ouro feminino, já integra a Série A em 2023, consequentemente as paranaenses herdam o lugar na Série B. No caso da categoria masculina, quem carimbou seu passaporte ao Brasileiro foi a Acergs, pois os rapazes do IRM também já estão garantidos na Série A este ano. Para ficar com a vaga, os gaúchos bateram a Afadev na semifinal por 13 a 3. As outras semifinais deste sábado tiveram vitórias da Adevlasc sobre a Apesblu por 10 a 0, no feminino, e do IRM sobre a Adevlasc por 11 a 3, no masculino.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais