A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou a França, por 4 a 1, na tarde desta sexta-feira (26), pela semifinal do Grand Prix da modalidade, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os gols brasileiros foram de Jardiel, Nonato, Cássio e Maicon Júnior. Hakim Arezki fez o de honra francês.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O resultado classificou o Brasil para a decisão, contra o Japão, que, mais cedo, eliminou a Argentina, nos pênaltis, por 2 a 1, após empate por 2 a 2 no tempo normal. A Seleção Brasileira buscará o seu segundo título na competição em sua segunda participação na história.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
A final entre Brasil e Japão será neste sábado (27), às 11h, com transmissão dos canais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) no Youtube.
Sobre o jogo
Apesar do placar, o jogo desta sexta-feira foi o mais tenso para o Brasil no torneio até agora. Sem conseguir criar chances diante da campeã europeia França, que estava bem postada na zaga, a Seleção demorou para marcar seu primeiro gol.
No entanto, na segunda metade do primeiro tempo, em cobrança de falta, Jardiel conduziu e chutou no canto esquerdo do goleiro Bartolomucci e fez 1 a 0. Mas não demorou para o franceses empatarem. Hakimi Arezki carregou a bola por quase toda a quadra, a zaga brasileira não conseguiu tirar e, caído, o camisa 5 da França igualou o marcador.
Se o gol francês foi na raça, a resposta brasileira foi na mesma moeda. Nonato, na sua melhor característica, encarou três marcadores rivais e finalizou na pequena área. Bartolomucci até tentou, mas a bola entrou mansamente no gol: 2 a 1.
Logo na sequência, Cássio, em tiro livre direto – a França havia feito sua quinta falta – ampliou a vantagem dos anfitriões: 3 a 1. Na volta do intervalo, o jogo voltou a ficar truncado. O Brasil criou mais algumas chances, mas, só no fim, com Maicon Júnior, chegou ao quarto gol. O camisa 4 da Seleção fez um golaço, com um belo chute no ângulo da meta adversária.
Brasil chega invicto à final, com 12 gols marcados – Nonato é o artilheiro do torneio, com seis -, e apenas um sofrido.
Sobre o Grand Prix
Além disso, ao todo, o torneio reúne oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico – Brasil, Japão, Inglaterra, Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estão na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputa a competição pela segunda vez na história. Primeiramente, logo em sua estreia, no ano passado, o Brasil saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeão.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro