Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com dois de Nonato, Brasil vence Inglaterra no GP de futcegos

Nonato volta a marcar dois gols, Brasil vence Inglaterra por 2 a 0 e garante liderança do grupo no Grand Prix IBSA

Nonato comemora gol no Grand Prix IBSA de futebol de cegos
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

O Brasil venceu sua segunda partida no Grand Prix IBSA de futebol de cegos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (24). A equipe foi dominante contra a Inglaterra e ganhou por 2 a 0, com dois gols de Nonato. Com o resultado, a seleção se garantiu de forma antecipada para a semifinal da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Nonato, que já havia marcado dois gols na partida de estreia contra o Japão, voltou a balançar as redes duas vezes nesta quarta-feira, uma em cada etapa. Ele poderia ter aumentado ainda mais sua vantagem na artilharia, mas desperdiçou duas cobranças de pênalti no primeiro tempo. Além disso, parou uma vez na trave e outras oportunidades no goleiro Dylan Malpas, que fez grandes defesas.

Com a vitória, o Brasil agora tem seis pontos e já garantiu a primeira colocação do grupo de forma antecipada, carimbando o passaporte para a semifinal com uma rodada de antecedência. O Grand Prix IBSA de futebol de cegos conta com oito equipes, divididas em dois grupos de quatro. Após jogarem entre si, as duas melhores de cada chave avançam.

Jogadores e membros da comissão técnica se abraçam próximo à banda em comemoração a gol
Jogadores do Brasil se abraçam em comemoração após gol (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Pelo grupo do Brasil, o Chile aparece em segundo lugar com dois pontos, enquanto Inglaterra e Japão têm um cada. Assim, restando uma rodada para o fim da primeira fase, nenhuma das equipes pode ultrapassar nossa seleção. O Brasil volta a jogar nesta quinta-feira (25), às 11h, contra o Chile, no encerramento desta fase inicial.

Como foi o jogo

O Brasil teve um início de muita pressão. Jardiel conseguiu dois chutes ao gol no começo do jogo, obrigando o goleiro Dylan Malpas a intervir. A sete minutos do fim, a equipe verde-amarela teve um pênalti a seu favor e Nonato chutou para fora. Apesar da chance desperdiçada, a seleção seguiu em cima e criou muitas oportunidades de gol, que pararam na trave e no arqueiro inglês.

Nonato pousa para foto durante jogo da seleção brasileira pelo Grand Prix IBSA de futebol de cegos
Retrato de Nonato, que já fez quatro gols na competição (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A dois minutos do fim, enfim o placar foi aberto. Nonato recebeu a bola dentro da área, cortou dois marcadores e bateu para o fundo do gol. Um minuto mais tarde, o próprio Nonato teve a oportunidade de ampliar o placar, em nova cobrança de pênalti, mas outra vez perdeu, agora com defesa de Malpas. Dessa forma, a etapa inicial acabou com placar de 1 a 0.

Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Brasil impôs um grande volume de jogo no início da segunda etapa. Com cinco minutos, Nonato conseguiu grande recuperação e mandou para o gol, ampliando o marcador. Depois, o Brasil diminuiu o ritmo, mas ainda ofereceu perigo em alguns ataques. No fim, também conseguiu se defender bem e, assim, manteve a diferença no placar.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia