Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Marcelo Conceição e Ana Gomes vão aos playoffs na Tailândia

Em parceria com atletas de outros países, os brasileiros passaram pela fase de grupos no Internacional da Tailândia de parabadminton

Brasil -Marcelo Conceição classe WH1 parabadminton
Marcelo Conceição é da classe WH1 - para cadeirantes (Foto: Alê Cabral/CPB)

Marcelo Conceição e Ana Gomes foram os únicos brasileiros que se classificaram para as eliminatórias no Internacional da Tailândia de parabadminton nesta quinta-feira (11). Fazendo parceria com atletas de outros países, os brasileiros venceram na última rodada na última rodada da fase de grupos e, assim, avançaram na competição.  

+ Confira os resultados anteriores dos brasileiros no Internacional da Tailândia de parabadminton

Ao lado de Hui-Chun Chiu, do Taipé Chinês, Ana Gomes derrotou a dupla formada pela compatriota Aline Cabral e a indiana Nirmala Devi na última rodada do grupo C na classe WH1-WH2. O placar de 2 a 0 (21/9 e 21/6), somado ao abandono de Mischa Ginns(AU)/Henriett Koosz (AT) na outra partida, deu a brasileira e a sua parceira o segundo lugar da chave. Agora, Ana e Chiu enfrentam as sul-coreanas Jung Gyeoul e Kwon Hyunah nas quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Enquanto isso, na versão masculina da mesma classe, Marcelo Conceição e o indiano Sanjeev Kumar fizeram um duelo direto pela última vaga do grupo C. A dupla venceu os mexicanos e Joaquin Pineiro e Arturo Alejo na última rodada por 2 a 0 (21/4 e 21/5). Dessa forma, Marcelo e Kumar terão pela frente os chineses Yang Tong e Zhao Xin em busca de um lugar nas quartas de final.

Brasileiros eliminados

Por outro lado, Marcelo Conceição e Ana Gomes não conseguiram repetir a façanha das duplas no simples. No WH1 masculino, Marcelo venceu o tailandês Dulhalem Salaemae (21/13 e 21/7) na última rodada do grupo H. Apesar disso, terminou com a terceira posição da chave graças às duas derrotas anteriores e deu adeus à competição. No feminino, Ana encerrou o torneio com derrota diante da sul-coreana Kwon Hyunah, terminando em último de seu grupo.

Delegação brasileira posa para foto no Interacional da Tailândia de parabadminton
Delegação brasileira no Internacional de Parabadminton (Divulgação/CBBd)

Além disso, outros brasileiros se despediram na primeira fase do simples em situações semelhantes. Pela classe SL4, André Luiz Vieira da Silva perdeu para o peruano Renzo Morales (21/12 e 22/20). Em outro grupo da mesma categoria, João Pedro Oliveira caiu diante do indiano Deep Bisoyee (21/10 e 21/9). No SU5, Yuki Rodrigues foi superado pelo indonésio Suryo Nugroho (21/8 e 21/11). Entre as mulheres, Adriane Ávila (SL3) acabou derrotada pela tailandesa, enquanto Aline Cabral (WH2) não passou pela egípcia Darunee Henpraiwan (21/16 e 21/8). 

A mesma situação se repetiu nas duplas. João Pedro Oliveira e Celine Vinot-AUS (SL3-SU5); Yuki Rodrigues e Adriane Ávila (SL3-SU5); Aline Cabral e Martyn Ford-AUS (WH1-WH2); André Luiz Vieira e Satyam Bhushan-IND (SL3-SL4); e João Pedro ao lado de Kenneth Adlawan-AUS (dupla masculina SL3-SL4) também se despediram na fase de grupos com derrota nesta quinta-feira.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia