O primeiro dia de jogos do Aberto Paralímpico Fa40 da Eslovênia terminou e o Brasil segue vivo na disputa por medalhas nas disputas individuais. Nesta terça-feira (9), os 16 atletas brasileiros foram à mesa para os compromissos da fase de grupos, mas nada ficou definido.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Isso porque apenas Bruna Alexandre já encarou todos os confrontos da primeira fase da competição. A atleta da classe 10 venceu a chinesa Chunxiao Hou e a sueca Anja Handen por 3 a 0, confirmando a liderança e a classificação para a próxima fase. A multicampeã ainda aguarda a definição dos outros jogos para conhecer a adversária nas quartas de final. A competição está sendo transmitida pelo canal oficial da ITTF no Youtube.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Brasileiras precisam vencer para avançar na Eslovênia
Ainda entre as mulheres, pela classe 2, Cátia Oliveira é atual vice-líder de sua chave, com uma vitória e uma derrota. Ela define sua sequência na disputa individual encarando Claire Toh, de Singapura, nesta quarta-feira (10) às 8h05 (horário de Brasília-DF). No mesmo horário, joga Marliane Santos, que venceu na estreia. A brasileira da classe 3 enfrenta Dararat Asayut, da Tailândia, visando a classificação às fases eliminatórias.
Por outro lado, pela classe 4, Joyce Oliveira foi superada na primeira partida da chave e precisa vencer a francesa Flora Vautier para sonhar com a vaga nas oitavas de final. O duelo está marcado para às 5h45. Um pouco mais cedo, às 5h10, Lethicia Lacerda e Sophia Kelmer jogam contra a holandesa Frederique Van Hoof e a italiana Elena Elli, respectivamente, pela classe 8. As brasileiras possuem uma vitória e uma derrota em grupos e dependem do resultado para conquistarem a classificação.
Nos jogos da classe 9, Daniele Rauen e Jennyfer Parinos encaram uma situação parecida. Ambas jogam às 10h precisando da vitória contra chinesa Meng Liu e a Iryna Shynkarova, da Ucrânia, respectivamente. Por fim, Evellyn dos Santos foi superada nos dois compromissos que teve nesta terça-feira (9) e encara Ewa Cychowska, da Polônia, às 4h35.
Classificação entre os homens também só terá definição no segundo dia de disputa
Do mesmo modo, os sete atletas brasileiros nas disputas masculinas vivem uma situação parecida com as atletas na disputa feminina e precisam vencer nesta quarta-feira (10) para seguir na disputa individual do Aberto da Eslovênia.
Pela classe 2, Guilherme Costa encaminhou sua classificação vencendo os dois primeiros jogos da fase de grupos. Atual líder, ele encara o quarto colocado, o japonês Masanori Uno, às 7h30. O mesmo acontece com Israel Stroh na classe 7. O brasileiro lidera sua chave após vencer duas partidas e joga contra o austríaco Christian Scheiber, às 6h55 para confirmar a classificação.
Já Paulo Salmin venceu um jogo e foi superado em outro e dormirá na vice-liderança da chave. Assim, ele define sua vida no individual masculino do Aberto da Eslovênia contra o dinamarquês Henrik Brammer, às 7h30.
Um pouco mais cedo, às 6h20, Lucas Carvalho representa o Brasil na classe 9. Com uma vitória e uma derrota, Lucas está na segunda colocação de seu grupo e encara Dezco Bereczki, da Hungria.
Pela classe 10, Gabriel Antunes e Claudio Massad precisam da vitória para seguirem sonhando com a sequência na disputa individual. Às 5h45 eles enfrentam, respectivamente, o chinês Hao Lian e Bunpot Sillapakong, da Tailândia. Por fim, na classe 11, Thiago Gomes, atual vice-líder, que venceu um dos dois jogos que fez, encara o francês Lucas Creange às 8h40.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa