A seleção brasileira de futebol de cegos foi convocada nesta terça-feira (09) para o Grand Prix da IBSA da modalidade. O torneio reunirá oito seleções entre os dias 23 e 27 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), em São Paulo. O técnico Fábio Vasconcelos chamou dez atletas, sendo dois goleiros e oito de linha – confira a lista ao final da matéria.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A base da seleção é a mesma que foi pentacampeã paralímpica em Tóquio-2020. Assim, Cássio, Jardiel, Luan, Matheus, Nonato, Ricardinho e Tiago Paraná se mantém na equipe. Alefe, Jonatan e Maicon são as “novidades”, mas os atletas vêm se destacando no ciclo e já estiveram presentes em outras convocações do time.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
O Brasil está no grupo B do Grand Prix da IBSA, ao lado de Inglaterra, Chile e Japão. Por outro lado, Argentina, Itália, Tailândia e França integram o grupo A. A estreia brasileira será, portanto, diante do Japão, no dia 23 de maio, às 11h (horário de Brasília). Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América do Sul. A seleção brasileira é a atual campeã.
Preparação para Mundial e Parapan
Por fim, vale destacar que o Grand Prix servirá de preparação para os dois principais compromissos do Brasil no futebol de cegos em 2023: a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra, inserida dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA, e os Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile.
Ambos os eventos são qualificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Dessa forma, para confirmar sua vaga, o Brasil terá duas possibilidades: ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.
Convocação do Brasil para o Grand Prix IBSA de futebol de cegos:
Goleiros
Luan Lacerda: Agafuc-RS
Matheus Costa: Apace-PB
Atletas de linha
Alefe Vinicius: Apadv-SP
Cássio: Maestro-PR
Jardiel: Apace-PB
Jonatan: Apace-PB
Maicon Junior: Apace-PB
Nonato: Agafuc-RS
Ricardinho: Agafuc-RS
Tiago Paraná: Maestro-PR