A equipe brasileira de tênis de mesa paralímpico iniciou mais um desafio internacional nesta quinta-feira (4). Após o recorde de medalhas no Aberto Paralímpico do Brasil, a delegação viajou com 13 atletas para disputar o Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro. A competição acontece até o próximo domingo (7) em Podgorica, capital do país europeu. O destaque do dia ficou com Bruna Alexandre venceu os dois confrontos na fase de grupos e encaminhou classificação.
Bruna Alexandre e a chinesa Hou Chunxiao fizeram um duelo equilibrado. A brasileira pareceu melhor no início e abriu 2 a 0 (11/5 e 11/6). Contudo, a medalhista de bronze em Pequim 2008 se recuperou na partida e empatou o jogo com parciais de 11/5 e 11/9. Porém, no último set, Bruna voltou a jogar bem e fechou o jogo com um 11/6.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na segunda partida do dia, Bruna Alexandre encarou Gloria Gracia Wong Sze, da Malásia. A brasileira sofreu para vencer a primeira parcial por 12/10, mas tomou o empate da rival logo depois com 8/11. A arrancada para vitória de Bruna veio com 11/4 e 11/1 nos games seguintes.
Os resultados desta quinta-feira deixaram Bruna Alexandre na liderança do grupo 1 da Classe 10 feminina. Além disso, nesta sexta-feira (5), a brasileira fecha a fase de grupos enfrentando a japonesa Tamano Yamazaki e depois chinesa Xiaojing Zhao.
Resultados femininos
Pela classe 3 feminina, o Brasil teve Thais Severo e Marliane Santos como representantes. No grupo 2, Marliane terminou na segunda posição com uma derrota para chinesa Juan Xue (0-3) e depois uma vitória em cima da croata Helena Karic (3-0). Thais também ficou em segundo no grupo 3 após estrear com vitória sobre a sérvia Sanja Bogunovic (3-0) e perder na sequência para a italiana Carlotta Ragazzini (1-3). Por fim, ela encerrou a primeira fase superando a croata Marija Martinovic.
Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda disputaram a classe 8 feminina. Sophia terminou a fase de grupos invicta após triunfos sobre a alemã Nina Reck (3-0) e a japonesa Yuri Tomono (3-2). Com isso, ficou com a ponta da chave 2. Lethicia perdeu a estreia para chinesa Wenjuan Huang (0-3), se recuperou contra a sérvia Mila Gajic (3-0), mas perdeu a última para a francesa Lucie Hautiere (3-0). Como resultado, terminou em terceiro no grupo 3.
No grupo 1 da classe 9, Jennyfer Parinos sofreu derrotas para as chinesas Guiyan Xiong (0-3) e Mei Li Liu (2-3) e ficou com o último lugar. Na mesma categoria competiu Danielle Rauen. Ela terminou a fase invicta com vitórias sobre a chinesa Meng Liu (3-1), a croata Mirjana Lucic (3-0) e a cazaque Altynay Yerzhankyzy (3-0).
Única brasileira na classe 1-2, Catia Oliveira ficou com a liderança do grupo. As vitórias vieram contra Hong Chen (3-0) e a holandesa Femke Cobben (3-0). Joyce Oliveira compete na classe 4 e está em segundo lugar no grupo 2. Nesta quinta-feira, ela venceu a chinesa Ying Zhou (3-2), mas tropeçou na estreia diante da francesa Flora Vautier (1-3). Joyce faz sua última partida amanhã com a sérvia Zorica Popadic.
Paulo Salmin e Israel Stroth classificados
Paulo Salmin e Israel Stroh competiram na classe 7 do Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro. Ambos avançaram para os jogos eliminatórios com campanhas invictas. Stroth bateu o croata Pavao Jozic, o francês Yannick Paredis e o atleta da casa Zoran Cabarkapa para terminar em primeiro do grupo 3. Salmin foi líder do grupo 4 derrotando o eslovaco Miroslav Jambor, o sérvio Ivan Bogdanovic e o cazaque Azamat Orazbek.
Ainda entre os homens, Claudio Massad está em segundo lugar no grupo 2 da classe 10. Ele venceu o búlgaro Valentin Marinov (3-0) na estreia, mas perdeu na sequência para Luka Bakic (3-0), de Montenegro. Massad encerra a fase de grupos contra o britânico Shae Sunjay Thakker.
Já Lucas Carvalho fez apenas um jogo nesta quinta-feira. Pelo grupo 1 da classe 9, ele acabou perdendo para o japonês Koyo Iwabuchi (3-0). Lucas vai decidir sua classificação nesta sexta-feira contra Brady Zin Rong Chin, da Malásia.