8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bruna Alexandre termina o dia invicta no Aberto de Montenegro

Bruna Alexandre foi um dos destaques entre os brasileiros após vencer suas primeiras partidas na fase de grupos

Brasil domina pódios no Aberto Paralímpico de tênis de mesa
Bruna Alexandre em em ação (Foto: Miriam Jeske/CBTM)

A equipe brasileira de tênis de mesa paralímpico iniciou mais um desafio internacional nesta quinta-feira (4). Após o recorde de medalhas no Aberto Paralímpico do Brasil, a delegação viajou com 13 atletas para disputar o Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro. A competição acontece até o próximo domingo (7) em Podgorica, capital do país europeu. O destaque do dia ficou com Bruna Alexandre venceu os dois confrontos na fase de grupos e encaminhou classificação.

Bruna Alexandre e a chinesa Hou Chunxiao fizeram um duelo equilibrado. A brasileira pareceu melhor no início e abriu 2 a 0 (11/5 e 11/6). Contudo, a medalhista de bronze em Pequim 2008 se recuperou na partida e empatou o jogo com parciais de 11/5 e 11/9. Porém, no último set, Bruna voltou a jogar bem e fechou o jogo com um 11/6.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na segunda partida do dia, Bruna Alexandre encarou Gloria Gracia Wong Sze, da Malásia. A brasileira sofreu para vencer a primeira parcial por 12/10, mas tomou o empate da rival logo depois com 8/11. A arrancada para vitória de Bruna veio com 11/4 e 11/1 nos games seguintes.

Os resultados desta quinta-feira deixaram Bruna Alexandre na liderança do grupo 1 da Classe 10 feminina. Além disso, nesta sexta-feira (5), a brasileira fecha a fase de grupos enfrentando a japonesa Tamano Yamazaki e depois chinesa Xiaojing Zhao.  

Resultados femininos

Pela classe 3 feminina, o Brasil teve Thais Severo e Marliane Santos como representantes. No grupo 2, Marliane terminou na segunda posição com uma derrota para chinesa Juan Xue (0-3) e depois uma vitória em cima da croata Helena Karic (3-0). Thais também ficou em segundo no grupo 3 após estrear com vitória sobre a sérvia Sanja Bogunovic (3-0) e perder na sequência para a italiana Carlotta Ragazzini (1-3). Por fim, ela encerrou a primeira fase superando a croata Marija Martinovic. 

Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda disputaram a classe 8 feminina. Sophia terminou a fase de grupos invicta após triunfos sobre a alemã Nina Reck (3-0) e a japonesa Yuri Tomono (3-2). Com isso, ficou com a ponta da chave 2. Lethicia perdeu a estreia para chinesa Wenjuan Huang (0-3), se recuperou contra a sérvia Mila Gajic (3-0), mas perdeu a última para a francesa Lucie Hautiere (3-0). Como resultado, terminou em terceiro no grupo 3.

Jennyfer Parinos Aberto Paralímpico da Eslovênia tênis de mesa
Jennyfer Parinos (Foto: Fotojump)

No grupo 1 da classe 9, Jennyfer Parinos sofreu derrotas para as chinesas Guiyan Xiong (0-3) e Mei Li Liu (2-3) e ficou com o último lugar. Na mesma categoria competiu Danielle Rauen. Ela terminou a fase invicta com vitórias sobre a chinesa Meng Liu (3-1), a croata Mirjana Lucic (3-0) e a cazaque Altynay Yerzhankyzy (3-0).  

Única brasileira na classe 1-2, Catia Oliveira ficou com a liderança do grupo. As vitórias vieram contra Hong Chen (3-0) e a holandesa Femke Cobben (3-0). Joyce Oliveira compete na classe 4 e está em segundo lugar no grupo 2. Nesta quinta-feira, ela venceu a chinesa Ying Zhou (3-2), mas tropeçou na estreia diante da francesa Flora Vautier (1-3). Joyce faz sua última partida amanhã com a sérvia Zorica Popadic.

Paulo Salmin e Israel Stroth classificados

Paulo Salmin e Israel Stroh competiram na classe 7 do Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro. Ambos avançaram para os jogos eliminatórios com campanhas invictas. Stroth bateu o croata Pavao Jozic, o francês Yannick Paredis e o atleta da casa Zoran Cabarkapa para terminar em primeiro do grupo 3. Salmin foi líder do grupo 4 derrotando o eslovaco Miroslav Jambor, o sérvio Ivan Bogdanovic e o cazaque Azamat Orazbek. 

Brasil no tênis de mesa - Paulo Salmin bate na bola com a raquete
Paulo Salmin em ação (Foto: André Soares)

Ainda entre os homens, Claudio Massad está em segundo lugar no grupo 2 da classe 10. Ele venceu o búlgaro Valentin Marinov (3-0) na estreia, mas perdeu na sequência para Luka Bakic (3-0), de Montenegro. Massad encerra a fase de grupos contra o britânico Shae Sunjay Thakker. 

Já Lucas Carvalho fez apenas um jogo nesta quinta-feira. Pelo grupo 1 da classe 9, ele acabou perdendo para o japonês Koyo Iwabuchi (3-0). Lucas vai decidir sua classificação nesta sexta-feira contra Brady Zin Rong Chin, da Malásia.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia