A Apace (Associação Paraibana de Cegos) conquistou o título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos pela terceira vez. Neste sábado (29), numa reedição da final da última temporada, o time de João Pessoa derrotou a Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), de Campina Grande. Vitória nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.
“O grupo da gente é muito forte, foi o que falei a eles. Talvez, a gente não tenha a melhor equipe, mas com certeza temos o melhor grupo. Agora, é continuar trabalhando forte em busca do bi brasileiro”, disse o técnico da Apace, Júlio César Macena. Conhecido como o Cesinha, ele conduziu a equipe ao título brasileiro de futebol de cegos em 2022.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Como foi o jogo
Para chegar ao tricampeonato, a Apace primeiramente fez o que de melhor apresentou ao longo de toda sua campanha: volume ofensivo. Com 15 gols marcados até então, contra seis da Apadevi, o conjunto titular formado pelo goleiro Matheus Costa e os atletas de linha Rodrigo, Maicon, Jonatan e Jardiel apostou o tempo todo na pressão na saída de bola do adversário.
Assim, com o faro de gol novamente apurado, Jardiel fez o dele ainda no primeiro tempo. Contudo, a Apadevi voltou mais ligada na etapa final e conseguiu empatar com o colombiano Juan Davi Quintero. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Matheus Costa, que pegou as cobranças de Jonatas e Jhon Gonzalez. Guegueu chutou para fora. Pela Apace, Jonatan converteu a primeira, que acabou decretando a vitória da rapaziada de João Pessoa. Jardiel mandou a dele na trave. A Apace não precisou cobrar a terceira.
O Regional Nordeste 2023
O Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2023 reuniu 12 equipes seis estados diferentes. Divididas em três grupos com quatro times cada, todos jogaram entre si nas chaves em turno único na primeira fase. Dessa forma, se classificaram às quartas de final os oito melhores colocados no geral.
Além disso, o Regional Nordeste concede uma vaga no Campeonato Brasileiro – Série B, que será disputado no segundo semestre. Assim, o ICB (Instituto de Cegos da Bahia) ficou com a classificação. A equipe baiana foi a mais bem colocada com exceção das que fazem parte da Série A ou que caíram para a Série B em 2022.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)