O Open Internacional do natação paralímpica começou com tudo. A competição distribui vagas para o Campeonato Mundial da modalidade em Manchester, na Inglaterra. Nesta quinta-feira (27), primeiro dia de provas, sete brasileiros campeões mundiais e da paraolimpíadas atingiram o índice para o torneio ainda na fase eliminatória. Foram eles: Carol Santiago, Cecília Araújo, Gabriel Bandeira, Gabriel Araújo, Samuel Oliveira, Douglas Matera e Talisson Glock.
Campeã paralímpica, Carol Santiago (S12) nadou os 100m borboleta para 1min06s15 e bateu o índice 1min07s00. Enquanto isso, a medalhista mundial Cecília Araújo, fez a mesma prova na classe S8 com a marca de 1min18s65, abaixo de 1min20s18 que era exigido para a vaga.
“Para ir à Sheffield, desembarcamos em Manchester. Quando pisei na cidade, pensei que faria de tudo para estar de volta em julho e agosto. Foi uma motivação extra. Embora estivesse muito frio. Vimos até neve lá”, relembrou Cecília Araújo sobre a etapa do World Series disputada em março deste ano.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre homens, foram cinco atletas. Gabriel Araújo (S2) nadou os 50m costas para 55s53 e bateu o índice 1min00s51 para o Mundial. Assim como seu xará, Gabriel Bandeira (S14) marcou 56s26 (índice: 57s16) no 100m borboleta. Douglas Matera marcou 58s93 na mesma prova da classe S12, abaixo dos 59s01. Por fim, Samuel Oliveira (S5) fez 32s29 nos 50m borboleta e Talisson Glock (S6), que terminou o 400m livre em 5min05s76, também alcançaram os índices.
Open Internacional
O Open Internacional do natação paralímpica é disputado no CT Paralímpico, em São Paulo. A competição segue até próximo sábado (29), reunindo 78 nadadores do Brasil, Paraguai e da Costa Rica. Além disso, essa é a primeira oportunidade para os brasileiros atingirem os índices para o Mundial de Manchester em julho deste ano. Assim, a segunda chance será na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação 2023 no próximo mês.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)