8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil estreia com três medalhas no World Series dos EUA

Carol Santiago e Lídia Cruz foram as brasileiras que conquistaram medalhas no torneio

Carol Santiago Série Mundial de natação paralímpica
(Divulgação/CPB)

A Seleção Brasileira de natação paralímpica conquistou três medalhas no primeiro dia da etapa do World Series dos EUA, realizado em Mineápolis, até o próximo sábado (22). As responsáveis pelos pódios foram as nadadoras Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), e Lídia Cruz, da S4 (comprometimentos físico-motores).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A pernambucana Carol Santiago ficou com a prata na prova dos 100m peito, a qual finalizou em 1min17s25. Além disso, ela também foi bronze nos 100m livre, cumpridos em 59s65. Já a fluminense Lídia Cruz, faturou o bronze nos 50m peito. As disputas no World Series são multiclasses e a premiação acontece de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC).

Esta é a terceira etapa da competição com presenças de nadadores paralímpicos brasileiros em 2023. Antes, o Brasil esteve representado nas disputas em Sheffield-ING e Lignano-ITA.

Do mesmo modo, além de Carol e Lídia, a Seleção Brasileira conta com os nadadores Alan Kleber Basílio, da classe S4 (comprometimentos físico-motores); Camille Rodrigues, da S9 (para atletas com limitações físico-motoras); Raquel Viel, da S12 (baixa visão); e Wendell Belarmino, da classe S11 (atletas cegos).

A delegação brasileira de natação paralímpica ainda viajou para os Estados Unidos com o treinador-chefe da Seleção, Leonardo Tomasello, outros dois técnicos, uma fisioterapeuta, uma médica e um classificador esportivo.

Na etapa do World Series de Sheffield, disputada em março, a pernambucana Carol Santiago quebrou dois recordes mundiais, nos 50m peito e 50m borboleta. As marcas vieram poucas semanas após ela estabelecer o melhor tempo da história nos 50m livre na etapa de Lignano, Itália.

Agenda de sexta-feira (21)

Por fim, nesta sexta-feira (21), serão disputadas as provas de 50m borboleta (S1 – S7), 100m borboleta (S8 – S14), 400m livre (S6 – S14), 50m livre (S1 – S13), revezamento 4x100m livre 49 pontos e revezamento 4x100m livre S14.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia