O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, será palco neste sábado (15) das finais do Regional Nordeste de goalball de 2023. Tanto na categoria feminina quanto na masculina, estarão presentes em quadra as duas equipes mais vitoriosas da história do torneio, realizado desde 2011, quando a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a modalidade. Na disputa pelo ouro feminino, a Adevirn (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), dona de quatro títulos, enfrenta a Apace (Associação Paraibana de Cegos), que soma duas conquistas, às 9h40 (horário de Brasília-DF). A decisão entre os homens, às 10h30, também reunirá as instituições da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Mas, neste caso, é a Apace quem domina o histórico, com nove taças. Já seu rival, jamais ganhou o Regional com os rapazes.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Além disso, um pouco mais cedo, acontecerão as disputas pelo bronze. Na chave feminina, o clássico pernambucano entre Apec e Assobecer (Associação Beneficente dos Cegos do Recife) começa às 8h. Em seguida, Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência), da Paraíba, e Apec duelam pelo terceiro lugar no masculino. A entrada no Ginásio Geraldão, que fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 7.787, é gratuita.
+ Bia Haddad vence e Brasil empata com Alemanha na Copa BJK
+ Corinthians vence em casa e sobe na tabela do Brasileiro Sub-20
+ Duda Alexandre se classifica para final na Copa do Mundo
+ Raiza Goulão vence prova no primeiro dia da CIMTB Araxá
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Sobre o torneio
Vale lembrar que o Regional é classificatório para a Série B do Campeonato Brasileiro, agendada para o segundo semestre. Cada categoria concede uma vaga a quem já não esteja previamente garantido no torneio nacional. Na chave feminina, este ingrediente trará emoção a mais à final, já que nem Apace nem Adevirn estão classificadas para nenhuma das duas divisões do Brasileiro. Ou seja, quem ganhar neste sábado vai comemorar título e vaga. No masculino, a Adevirn garantiu vaga na Série B ao ficar entre as quatro melhores, pois Apace (Série A) e Funad e Apec (Série B) começaram o Regional já garantidas.
Quartas e semifinal
Primeiramente, para chegarem à final do torneio masculino, Apace e Adevirn entraram em quadra duas vezes na rodada desta sexta. Pela manhã, foi a vez das quartas de final. Os paraibanos fizeram game no Ierc-RN (10 a 0), enquanto os potiguares bateram os baianos da Asdev-BA por 11 a 4. À tarde, pelas semifinais, vitórias sobre Funad (14 a 7) e Apec (17 a 15), respectivamente. Na chave feminina, as quatro melhores classificadas da fase de grupos foram diretamente para as semis, disputadas também à tarde. Em duelo tranquilo, a Apace fez 10 a 0 na Assobecer-PE. Já a Adevirn teve de suar muito para bater a Apec por 9 a 7.
Além das medalhas e troféus por ouro, prata e bronze, o Regional Nordeste vai premiar neste sábado os Artilheiros e Atleta Revelação de cada categoria. Vale lembrar que este ano vão acontecer os primeiros Jogos Juvenis da CBDV, disputados pelos atletas sub-23 que se destacarem em cada Regional.
Sobre o Regional Nordeste
Este é o segundo dos cinco Regionais da modalidade organizados pela CBDV em 2023: os outros serão em Porto Alegre-RS, São José dos Campos-SP e Brasília-DF. O torneio começou com 13 equipes no masculino e oito no feminino.
(Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais)