8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros não vão longe na abertura da Copa do Mundo de Pisa

Oito brasileiros disputaram torneios A e B de florete masculino e espada feminina na Copa do Mundo de paraesgrima em Pisa

Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas com Jovane Guissone
(Foto: Alessandra Cabral/CPB/Arquivo)

Oito brasileiros entraram em ação no primeiro dia da etapa de Pisa, na Itália, da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, nesta quinta-feira (16). Os principais resultados vieram com Rayssa Veras, Jovane Guissone e Vanderson Luis Chaves, que pararam nas oitavas de final da espada A feminina e do florete B masculino, respectivamente. Houve disputas na espada B feminina e no florete A masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Pela chave da espada A feminina, Rayssa Veras venceu quatro dos cinco jogos que fez nas poules. Assim, avançou ao mata-mata da competição. Ela passou pela tailandesa Duean Nakprasit por 13 a 7 na primeira rodada, mas caiu diante da francesa Brianna Vide, por 15 a 12, na sequência. Por outro lado, Carminha Oliveira teve três triunfos e duas derrotas na fase inicial da competição. Ela perdeu para a ucraniana Natalia Mandryk na primeira rodada.
+ Brasil leva dois ouros no Aberto de Lignano de tênis de mesa paralímpico
+ Rebeca Andrade focada na classificação para Paris-2024
+ Com Ana Cristina MVP, Fenerbahce vence jogo de ida das quartas da Champions de vôlei
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Entre os homens, o principal paraesgrimista brasileiro ficou em 10º lugar na disputa do florete B. Previamente garantido na fase principal por ser o quinto colocado do ranking mundial, ele diretamente nas oitavas de final e perdeu para o ucraniano Dmytro Serozhenko, por 15 a 10. Outro brasileiro na disputa em Pisa, Vanderson Chaves venceu quatro jogos na poule e venceu o japonês Michinobu Fujita na fase de 32, antes de cair para o francês Maxime Valet nas oitavas.

Outras disputas

Já no florete A, em uma categoria muito cheia, Kevin Damasceno venceu quatro jogos na poule, mas perdeu logo em sua estreia no mata-mata, na segunda rodada, para o alemão Julius Haupt (15 a 4). Já Lenilson Oliveira e Alex Sandro Souza ganharam três jogos na fase inicial e caíram na primeira rodada. Eles perderam para o húngaro Sandor Zsolnai (15 a 7) e do ucraniano Oleksii Zakusylov (15 a 2), respectivamente.

Por fim, na espada A feminina, Monica Santos teve duas vitórias e quatro derrotas em sua poule. Ela perdeu para a chinesa Kang Su, por 15 a 4, na estreia do mata-mata. Assim, ela terminou em 23º lugar na classificação geral.

A Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Pisa segue sendo realizada até o próximo domingo (19). Serão mais oito disputas individuais e três por equipes.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia