O Brasil conquistou o 1º Campeonato Sul-Americano de rúgbi em cadeira de rodas, na tarde desta quarta-feira (15), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na decisão do torneio, a equipe venceu a Colômbia por 50 a 33.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Diante do maior rival no continente na modalidade, o time brasileiro, dirigido pelo técnico canadense Benoit Labrecque, manteve-se o tempo inteiro à frente do marcador. Já no segundo quarto, os anfitriões conseguiram abrir larga vantagem, mantida até o final da partida.
+ Cesar Cielo é eleito para integrar o Hall da Fama da Natação
+ Brasil garante duas medalhas no dia inicial do Aberto da Itália
+ Minas estreia com vitória no Sul-Americano de Clubes
+ Bia Haddad vai a semi sem entrar em quadra em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E TIK TOK
“É incrível jogar em casa, ao lado da torcida e família, ainda mais com título”, afirmou o paulistano Gabriel Feitosa, 23, premiado como o melhor atleta da classe 3,5 na competição.
“Evoluímos muito e precisamos melhorar mais ainda, porque esse ano é ano de Jogos Parapan-Americanos, que serão um desafio ainda maior, um campeonato muito mais pegado”, completou o fluminense Júlio Braz, outro destaque brasileiro durante o Sul-Americano.
A medalha de bronze ficou com a Argentina, que, mais cedo, havia vencido o Brasil Desenvolvimento (equipe B) por 50 a 38.
Fase de grupos e semifinais
Primeiramente, o torneio começou na última segunda-feira (13), na capital paulista, com dois grupos de quatro seleções cada. O Grupo A foi formado por Brasil, Peru, Argentina e Uruguai. Já o B teve Brasil B, Colômbia, Chile e Paraguai.
O Brasil foi líder da chave A, onde ganhou todos os seus jogos, seguido pela Argentina. No outro grupo, a liderança ficou com a Colômbia, que também fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. O Brasil B ficou em segundo lugar na chave.
Logo depois, na terça-feira (14), os semifinalistas foram definidos. As Seleções Brasileiras A e a B se enfrentaram em uma semifinal da competição, com uma vitória do Brasil A por 54 a 26.
Na outra semifinal, Colômbia e Argentina fizeram uma partida disputada até o último segundo. Os argentinos tinham a vantagem a um minuto do fim, mas os colombianos viraram o placar e derrotaram os rivais por 47 a 45.
A competição foi aberta ao público, com entrada gratuita, e teve transmissão pelo YouTube da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
(Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro)