A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo se encerrou neste domingo (5), no Centro de Treinamento Paralímpico, com dois recordes nacionais quebrados.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Além da nova marca brasileira estabelecida pela paulista Mariana D’Andrea, na categoria até 79 kg, no último sábado (4), em prova transmitida pelo YouTube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), houve também um novo recorde registrado na categoria masculina acima de 107 kg, neste domingo.
+ Augusto Akio e Dora Varella são campões do STU em Criciúma
+ Vitor Tavares é campeão do Torneio Internacional de Toledo
+ Giovani Ferreira leva bronze no Grand Slam de judô
+ Caio Bonfim leva 12º título na Copa Brasil de marcha atlética
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK
Recorde quebrado por Gustavo de Souza
O carioca Gustavo de Souza, 23, representante da Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN/RJ), levantou 212 kg na competição e superou sua própria marca de 205 kg. Ela tinha sido alcançada em uma das etapas do Meeting Loterias Caixa de halterofilismo de 2022, disputada também no CT Paralímpico.
Assim, os 212 kg foram saíram na segunda tentativa de Gustavo. Logo depois, o carioca ainda tentou levantar 218 kg em seu terceiro e último movimento, porém a arbitragem o invalidou. Caso tivesse a marca validada, o halterofilista atingiria o índice para disputar o Mundial de halterofilismo de Dubai 2023.
“Já estava trabalhando para buscar os 218 kg. Consegui fazer os 212 kg tranquilamente, mas a marca para o Mundial vai ficar para o Brasileiro [de halterofilismo, que vai ser disputado em abril, no CT Paralímpico]. Nos treinos, já levanto 218 kg. Agora, preciso fazer alguns ajustes técnicos e ter mais intimidade com a carga para realizar o movimento perfeito”, analisou o atleta, que teve a perna direita amputada por ter nascido com má-formação no membro.
Assim, a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo teve 118 atletas inscritos. Por fim, além do Circuito, o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de abril, no CT Paralímpico, será outra oportunidade para os atletas atingirem índice ao Mundial da modalidade.