8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jeffinho volta aos treinos com a seleção de futebol de cegos

Tetracampeão paralímpico, Jeffinho retoma treinos com a seleção brasileira e planeja disputar Paris 2024

Jeffinho seleção brasileira de futebol de cegos
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O ala baiano Jefferson Gonçalves, conhecido como Jeffinho e tetracampeão dos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) no futebol de cegos, vive a expectativa de disputar sua quinta edição. Recuperado de problemas físicos, que o tiraram de torneios em 2022, o atleta de 33 anos recupera a forma física e técnica para retornar as quadras o mais rápido possível.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Para nenhum atleta é bom ficar de fora. A gente gosta de estar competindo o tempo todo. Está acostumado há muitos anos com isso. Uma lesão é uma fase complicada em todos os sentidos. A gente perde muito física e tecnicamente, mas principalmente no aspecto psicológico”, disse.
+ Brasil vence três jogos na abertura do Toledo International de parabadminton
+ Seleção brasileira de tênis em CR treina em São Paulo
+ Gabrielzinho se prepara para primeiras competições de 2023
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

“Sofri muito no último ano. A Seleção jogou várias competições e não estive presente em nenhuma”, completou o jogador, que conquistou também três Copas do Mundo pelo Brasil e foi eleito o melhor do mundo na modalidade em 2010.

Semana de treinamentos

Jeffinho, que perdeu totalmente a visão aos 7 anos devido a um glaucoma, está concentrado com a seleção brasileira de futebol de cegos para a segunda fase de treinamentos, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A equipe ficará reunida até o próximo domingo, 5. O grupo se prepara para as duas principais competições no ano: a Copa do Mundo, em Birmingham, na Inglaterra, que será disputada dentro dos Jogos Mundiais da IBSA, em agosto e os Jogos Parapan-Americanos, de Santiago, no Chile, em novembro.

“Eu me dediquei bastante, trabalhei junto com a comissão médica para que pudesse voltar em bom nível. E neste ano estou sentindo que vou retornar com essa expectativa de disputar mais uma edição dos Jogos Paralímpicos”, disse Jeffinho.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia