O Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), em São Paulo, recebe 122 atletas de seis modalidades, a partir desta segunda-feira (27). Serão 12 tenistas, 12 judocas, 37 jogadores de futebol de cegos, 11 saltadores, 20 nadadores e 30 profissionais de bocha.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Entre os atletas presentes, haverá campeões paralímpicos nos Jogos do Tóquio 2020, como os nadadores Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Carol Santiago e Talisson Glock, além da judoca Alana Maldonado e dos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos.
+ Brasil é convocado para o GP de Alexandria de judô paralímpico
+ Vitor Tavares é ouro nas duplas do parabadminton na Espanha
+ Brasil ganha duas vagas no paraciclismo em Paris 2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK
Natação
A equipe de natação se reunirá no CT para os últimos ajustes antes do embarque à Europa. No continente europeu, os brasileiros participarão de duas competições. Oito deles disputarão a etapa do World Series de Lignano, Itália, de 9 a 12 de março. Depois, todos os 20 estarão na etapa de Sheffield, Inglaterra, entre os dias 16 e 19 de março.
Judô
Já os judocas ficarão no CT Paralímpico de 1º a 9 de março, como parte da preparação para o Grand Prix de Alexandria, Egito. Além de Alana, destaque para Lúcia Araújo, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020.
Esta será a segunda das quatro etapas de 2023 do circuito organizado pela IBSA. As outras duas serão em Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. No primeiro desafio de 2023, o Brasil ganhou o Grand Prix de Almada, em Portugal. Na ocasião, a seleção conquistou três ouros, sete pratas e cinco bronzes.
Futebol de cegos
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) convocou 37 jogadores de futebol de cegos, entre crianças, jovens sub-20 e atletas da seleção principal, para treinos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A variação de idade entre os convocados é de 9 a 35 anos, sendo que o mais jovem é Jhonathan Silva e o mais experiente é Raimundo Nonato, autor do gol que deu o quinto título paralímpico ao Brasil, nos Jogos de Tóquio 2020.
As atividades serão separadas em três grupos: crianças/adolescentes, seleção sub-20 e seleção principal. Até o dia 28 de fevereiro, as crianças e adolescentes participam do Campo de Treinamento, iniciativa da CBDV para lapidar futuros talentos, tanto no futebol de cegos, como no judô e goalball. Já as seleções sub-20 e principal realizam a segunda semana de treinamento no CT, de 28 a de fevereiro a 5 de março. Ou seja, todos eles estarão no mesmo local no último dia deste mês.
Tênis em cadeira de rodas
A seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas começa a temporada de treinamentos após resultados expressivos em 2022. A equipe Quad foi medalha de bronze no Mundial, disputado em Portugal. Além disso, o catarinense Ymanitu Silva foi vice-campeão de duplas em Roland Garros. Neste ano, ele repetiu o feito no Aberto da Austrália.
Ainda no ano passado, a tocantinense Jade Lanai conquistou a chave de simples e duplas do Aberto dos EUA. Pelos feitos em 2022, ambos foram premiados na 11ª edição do Prêmio Paralímpicos. Ymanitu foi eleito o melhor atleta da modalidade, enquanto Jade ficou com o troféu de Atleta Revelação. Dos dois, apenas a tocantinense estará presente no CT Paralímpico, entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março.
Atletismo
Onze saltadores participam de uma semana de treinamentos no CT, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. Durante o período, serão submetidos a testes pelo Departamento da Ciência do Esporte, com a utilização de novas tecnologias. Também passarão por avaliações fisioterápicas e nutricionais, além de realizarem treinos na pista de atletismo.
Bocha
Doze atletas da bocha e mais 18 profissionais que atuam diretamente com os jogadores estão concentrados no CT Paralímpico, onde ficam até dia 28 de fevereiro, para a primeira fase de treinamentos do ano. O foco das atividades é iniciar a preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que ocorrerão em novembro. Entre os jogadores, estão Maciel Santos, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio 2020, e Andreza Vitória, campeã mundial no Rio de Janeiro, em dezembro de 2022.
*Com informações do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB)