A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) divulgou os 16 países que irão disputar a Copa do Mundo 2023 de futebol de cegos, torneio que está integrado na programação dos Jogos Mundiais, em Birmingham, na Inglaterra.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Brasil é o atual tricampeão consecutivo e maior campeão do torneio, com cinco títulos (1998, 2000, 2010, 2014 e 2018). Buscará o hexa contra: Alemanha, Argentina, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia. A competição vai acontecer de 12 a 25 de agosto.
+ Brasil garante duas vagas no paraciclismo em Paris 2024
+ Quanto custa e como se planejar para ir aos Jogos Olímpicos?
+ Seleção de escalada inicia preparação com treinador olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Seleção Brasileira também briga pela vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os três primeiros colocados do Mundial estarão automaticamente classificados para o megaevento na capital francesa.
O Brasil é o único que venceu todas as edições – o futebol de cegos faz parte do cronograma dos Jogos Paralímpicos desde Atenas 2004.
A outra possibilidade de garantir a vaga é pelos Jogos Parapan-Americanos, que será disputado em novembro, no Chile. Neste caso, somente o campeão garante vaga.
Copa do Mundo de futebol de cegos e Jogos Mundiais da IBSA
Em 2018, última edição da Copa do Mundo de futebol de cegos, o Brasil foi campeão com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, venceu Mali (6 a 1), Costa Rica (14 a 1) e Inglaterra (3 a 0). Nas quartas, ganhou da Colômbia (3 a 0). Na sequência, bateu a China (1 a 0) na semifinal. O título veio sobre a maior rival, a Argentina, com um triunfo por 2 a 0.
O evento na Inglaterra acontecerá dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA, que reunirão, além do futebol de cegos, halterofilismo, judô, goalball, xadrez, boliche, tiro esportivo, tiro com arco, showdown, críquete e tênis.
A expectativa é que mais de mil atletas, de 70 nações diferentes, reúnam-se no Campus da Universidade de Birmingham. A última edição dos Jogos Mundiais da IBSA foi realizada em 2015, em Seul, na Coreia do Sul, mas sem que houvesse a Copa do Mundo de futebol de cegos na programação, como ocorrerá agora.
Além dos Jogos Mundiais e dos Jogos Parapan-Americanos, a temporada reserva à equipe brasileira a disputa do Grand Prix da IBSA, em São Paulo, em maio. O torneio acontecerá pela quinta vez na história, sendo a primeira na América do Sul.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)