Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção feminina de goalball se ajusta para buscar vaga em Paris

Seleção brasileira de goalball feminino realiza primeira fase de treinamento do ano de olho na vaga para Paris 2024

seleção feminina de goalball Paris 2024 tabela goalball feminino jogos parapan-americanos santiago
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

A Seleção Brasileira feminina de goalball iniciou nesta semana sua primeira fase de treinamentos de 2023, que vai até o próximo dia 18, no CT Paralímpico, em São Paulo. O principal objetivo das atividades é aprimorar aspectos técnicos e táticos, em busca de uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

+ Vinicius Rodrigues quer disputar o salto em distância no Mundial de paratletismo

“Precisamos trazer de volta o espírito de campeã das meninas. O desempenho no Mundial deu uma abalada [Brasil ficou em nono lugar], mas é questão de mostrar a elas que aquele espírito continua para irmos bem nas competições preparatórias até a disputa dos Jogos Mundiais [de Birmingham, na Inglaterra, em agosto] “, disse o técnico Gabriel Goulart.

seleção brasileira de goalball
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Peça importante na parte mental do time, a psicóloga Andressa Santos, que faz parte da equipe multidisciplinar da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), acompanha tanto individual quanto coletivamente o grupo durante toda a fase para fazer ajustes necessários.

“É hora de reestabelecer o emocional. Toda perda tem um impacto na gente, então é assumir o que precisa ser ajustado e trabalhar a parte da resiliência”, disse a psicóloga.

“É importante destacar que o processo de reconstrução não é da noite para o dia. Claro que os resultados tem que vir, mas o foco é no processo todo, no desenvolvimento desse desempenho para fortalecê-las diariamente”, completou.

Classificação paralímpica

A Seleção feminina de goalball terá dois caminhos para tentar a classificação a Paris. Serão os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o país campeão de cada torneio garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos, cuja competição de goalball será disputada por oito seleções em cada categoria (feminino e masculino):

• campeão e vice do Campeonato Mundial 2022 (2 vagas)
• campeões dos Regionais continentais – Europa, Ásia/Pacífico, África e América (4 vagas)
– país-sede (1 vaga)
• campeão dos Jogos Mundiais (1 vaga)

Como forma de preparação para os dois principais eventos do ano, a equipe vai participar de dois campeonatos fora do país. Primeiro, na tradicional Copa Malmö, na Suécia, em maio, e, depois, na Copa das Nações, na Alemanha, em junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para a primeira fase de treinamentos do ano, o treinador brasileiro convocou, além do sexteto que representou o Brasil no Mundial (Dani Longhini, Geovana, Jéssica Vitorino, Kátia, Larissa e Moniza), mais três atletas: Ana Gabriely, Amanda Emilly e Hoseanne.

Mais em Paralimpíada Todo Dia