O Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), em São Paulo, recebe fases de treinamentos de atletismo, basquete em cadeira de rodas, goalball, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado até o próximo dia 19 de fevereiro. Ao todo, as cinco modalidades reúnem 110 atletas na capital paulista nesta semana.
+ Vinicius Rodrigues quer competir no salto em distância no Mundial
No atletismo, 24 esportistas participam dos treinos em cadeiras de rodas e petras, sob o comando do professor Eduardo Leonel. Destaque para a paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera, que disputaram o Mundial de esqui cross-country, na Suécia, no último mês de janeiro. Aline conquistou três medalhas na competição, sendo uma de ouro e duas de bronze, enquanto Cristian subiu ao pódio na terceira colocação na prova sprint.
Algumas das cadeiras de rodas e petras utilizadas nas atividades foram adquiridas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do patrocínio da Braskem e destinadas aos Centros de Referência do Comitê.
Modadalides coletivas
A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas se prepara para o Mundial da modalidade, marcado para junho, em Dubai. O técnico Itamar Luiz, que comanda a sua primeira atividade à frente da equipe, convocou 15 jogadores para esta fase de treinamentos.
Já as seleções masculina e feminina de goalball, retornam aos treinos no CT Paralímpico, com 19 atletas – nove mulheres e 10 homens – após a disputa do Mundial, em Portugal. O time masculino abre a atual temporada como o único tricampeão mundial da modalidade.
Vinte e oito atletas do rúgbi em cadeira de rodas participam da primeira semana de treinamentos da modalidade neste ano. São os primeiros treinos da Seleção Brasileira, 11ª colocada no último Mundial, na Dinamarca, sob a direção do técnico canadense Benoit Labrecque. No próximo mês, a equipe participará do Sul-Americano, que também acontecerá no CT Paralímpico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Depois da semana de treinamentos com as seleções femininas de base e principal, os times masculinos (base e principal) de vôlei sentado também realizam uma fase de treinamentos no CT Paralímpico. Vinte e quatro atletas compõem as duas equipes.
Você pode conferir a lista completa de convocados clicando aqui.