Ymanitu Silva está na final do Australian Open! O brasileiro e seu parceiro sul-africano Donald Ramphadi se garantiram na decisão do torneio de duplas do Quad (tênis em cadeira de rodas) ao bater a parceria formada pelo britânico Andy Lapthorne e pelo estadunidense David Wagner, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3), nesta quarta-feira (25). Na final, enfrentarão Sam Schroder/Niels Vink, dupla holandesa que é campeã paralímpica e líder do ranking.
+ João Fonseca avança às quartas do torneio juvenil do Australian Open
Apenas quatro duplas foram inscritas no torneio de duplas do Quad do Australian Open. Assim, a chave se iniciou já na semifinal. Ymanitu havia sido eliminado da chave de simples um dia antes e, por isso, estava totalmente dedicado às duplas. No entanto, precisou encarar grandes adversários na estreia. Lapthorne/Wagner é a dupla cabeça de chave número 2 do Grand Slam.
Mesmo assim, o brasileiro e o seu parceiro não se intimidaram e começaram bem. Eles conseguiram dois breaks no início do primeiro set e tiveram 5/2 de vantagem. Lapthrone/Wagner chegou ao empate, mas Ymanitu e Ramphadi foram superiores nos games finais para vencer em 7/5.
Na segunda parcial, o roteiro foi diferente. O britânico e o estadunidense começaram melhor e abriram 3/0 de frente. Mas a festa da dupla durou pouco. Ymanitu e o sul-africano cresceram na partida e venceram os seis games seguintes, para virar o set e fechar a parcial em 6/3. A partida durou 1h21min.
Finalíssima
Dessa forma, Ymanitu Silva e Donald Ramphadi se garantiram na final do Australian Open. Esta é a primeira vez que o brasileiro disputa este Grand Slam, já atingindo a decisão. Vale destacar que ele foi vice-campeão do torneio de duplas de Roland Garros na última temporada, jogando ao lado do britânico Heath Davidson. Ele também foi vice do Grand Slam francês em 2019.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na grande decisão, Ymanitu/Ramphadi vai enfrentar os holandeses Sam Schroder e Niels Vink, que são os atuais campeões paralímpicos e líderes do ranking mundial. A dupla europeia passou por Heath Davidson e o canadense Robert Shaw na semifinal.