8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

São Paulo será sede do Grand Prix da IBSA de futebol de cegos

IBSA define São Paulo como sede da quinta edição de seu Grand Prix de futebol de cegos, em 2023

Grand Prix IBSA de futebol de cegos
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

A IBSA (sigla para Federação Internacional de Esportes para Cegos) definiu que o Brasil será palco do próximo Grand Prix de futebol de cegos. O torneio acontecerá pela quinta vez na história, sendo a primeira na América do Sul – México (2022) e Japão (2021, 2019 e 2018) sediaram anteriormente. A princípio, oito países participarão do torneio entre os dias 23 e 27 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo.

+ Oito Brasileiros convocados para a World Series de natação paralímpica na Itália

“O Brasil, como país mais vitorioso da história do futebol de cegos, terá o prazer de sediar este tradicional evento da IBSA em 2023. Vai ser um torneio do mais alto nível, dentro e fora de campo”, promete o presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), José Antônio Freire, ex-atleta da modalidade.

A Seleção Brasileira vai disputar o Grand Prix pela segunda vez consecutiva. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã. Na campanha, ganhou de Índia (4 a 0), Costa Rica (7 a 0) e México (5 a 0) e perdeu da Argentina (1 a 0) na fase de grupos. Na final, deu o troco nos argentinos, campeões das três edições realizadas sem a presença do Brasil, com a vitória nos pênaltis (3 a 2) após o empate sem gols no tempo normal.

Ano pré-paralímpico

Além do Grand Prix, este ano reserva, ainda, os dois torneios classificatórios pelos quais a Seleção buscará vaga na Paralimpíada de Paris 2024. Serão o Parapan-Americano, em Santiago, no Chile, em novembro, e a Copa do Mundo, em Birmingham, na Inglaterra, em agosto. A preparação do grupo começará na primeira Fase de Treinamentos, a partir do próximo dia 28, para a qual foram convocados 16 jogadores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia