A IBSA (sigla para Federação Internacional de Esportes para Cegos) definiu que o Brasil será palco do próximo Grand Prix de futebol de cegos. O torneio acontecerá pela quinta vez na história, sendo a primeira na América do Sul – México (2022) e Japão (2021, 2019 e 2018) sediaram anteriormente. A princípio, oito países participarão do torneio entre os dias 23 e 27 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo.
+ Oito Brasileiros convocados para a World Series de natação paralímpica na Itália
“O Brasil, como país mais vitorioso da história do futebol de cegos, terá o prazer de sediar este tradicional evento da IBSA em 2023. Vai ser um torneio do mais alto nível, dentro e fora de campo”, promete o presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), José Antônio Freire, ex-atleta da modalidade.
A Seleção Brasileira vai disputar o Grand Prix pela segunda vez consecutiva. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã. Na campanha, ganhou de Índia (4 a 0), Costa Rica (7 a 0) e México (5 a 0) e perdeu da Argentina (1 a 0) na fase de grupos. Na final, deu o troco nos argentinos, campeões das três edições realizadas sem a presença do Brasil, com a vitória nos pênaltis (3 a 2) após o empate sem gols no tempo normal.
Ano pré-paralímpico
Além do Grand Prix, este ano reserva, ainda, os dois torneios classificatórios pelos quais a Seleção buscará vaga na Paralimpíada de Paris 2024. Serão o Parapan-Americano, em Santiago, no Chile, em novembro, e a Copa do Mundo, em Birmingham, na Inglaterra, em agosto. A preparação do grupo começará na primeira Fase de Treinamentos, a partir do próximo dia 28, para a qual foram convocados 16 jogadores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK