8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone é bronze na Copa do Mundo de Paraesgrima

Jovane Guissone fatura o bronze na Copa do Mundo de paraesgrima. O gaúcho volta a disputa no florete nesta segunda-feira

Jovane Guissone esgrima paralímpica esgrima em cadeira de rodas paraesgrima Copa do Mundo de esgrima paralímpica medalha de bronze pisa
(Ale Cabral/CPB)

Neste domingo (15), um brasileiro teve destaque internacionalmente na paraesgrima. Em torneio disputado em Washington, nos Estados Unidos, o gaúcho Jovane Guissone foi bronze na espada B na etapa da Copa do Mundo da modalidade.

Jovane Guissone conquistou a medalha após cair na semifinal para o polonês Michal Dabrowski, em que perdeu por 15 a 12. Esse torneio foi o segundo que vale pontos na disputa pela vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.

Por outro lado, na primeira competição desse sistema, Jovane venceu a etapa de Eger, na Hungria, da Copa do Mundo de Paraesgrima, que ocorreu no final do ano passado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por ser o número um do ranking mundial, o gaúcho iniciou na etapa de Washington na fase de oitavas de final. De início, ele venceu o alemão Balwinder Cheema. Logo depois, superou o japonês Michinobu Fujita pelo placar de 15 a 12, até perder para o paraesgrimista polonês.

“Venho lutando cada vez mais, acreditando cada vez mais. Eu sempre busco medalha, não importa a cor. São Copas do Mundo, qualificatórias para os Jogos. Consegui essa medalha na espada, estou muito feliz. Vou voltar para casa, acertar os erros que cometi aqui, botar em dia a minha esgrima que não consegui fazer aqui. Perder faz parte do dia a dia do atleta. O importante é tu acertar e sair com a medalha no peito”, disse o vice-campeão paralímpico.

Nesta segunda-feira (16), Jovane Guissone irá disputar a competição de florete individual, da mesma etapa de Washington da Copa do Mundo. A arma é considerada a sua segunda melhor, atrás da espada. Ele já competiu no sabre, na véspera, mas perdeu nas oitavas de final.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia