A seleção brasileira de esqui cross-country paralímpico viajou a Ostersund, na Suécia, no último domingo (08) para a disputa do Mundial da modalidade, entre os próximos dias 22 e 29 de janeiro. A delegação do país é a maior da história do país na competição. São nove pessoas: cinco atletas e quatro profissionais da comissão técnica.
+ Nicole Silveira garante mais um top-10 na Copa do Mundo de Skeleton
Os competidores convocados foram: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Wesley Vinícius dos Santos e Elena Souza.
A paranaense Aline e o rondoniense Cristian foram os porta-bandeiras brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Cristian, inclusive, é o atual vice-campeão mundial na prova rápida de esqui cross-country. Ele ficou com a prata em Lillehammer, na Noruega, em janeiro do ano passado.
“Sei que vai ser muito disputado, como sempre é. Desde a última temporada, focamos mais na prova rápida. Então, estou me sentindo bem potente. Agora, é colocar tudo o que treinamos o ano todo na pista. Tudo pode acontecer e espero estar lutando até o fim pelo pódio. Se for a ‘douradinha’, melhor ainda”, avaliou o atleta natural de Cerejeiras (RO).
Dois cinco convocados, apenas Elena não esteve nos Jogos de Pequim 2022. Com 19 anos, a esquiadora fará sua estreia em uma competição internacional e será a segunda mulher brasileira a disputar um torneio oficial paralímpico na neve.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A comissão técnica será composta por quatro integrantes: os treinadores Leandro Ribela, Fernando Cassio Orso Alves e Matheus Terroni, além do “wax tech” tcheco Tomás Bergr. O “wax tech” é o profissional responsável por preparar o esqui para os atletas.
Confira o calendário de provas do Mundial de esqui cross-country paralímpico:
22/01 – Distância 18km;
24/01 – Prova rápida;
28/01 – Média Distância;
29/01 – Revezamento