O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga o calendário de eventos e competições de 2023, com destaque para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, em novembro, e os Mundiais de atletismo e natação, que ocorrerão na Europa nos meses de julho e agosto.
+ Bia Ferreira projeta vaga olímpica e busca pelo ouro em Paris-2024
Parapan de Santiago
Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 serão realizados entre os dias 17 e 26 de novembro. A ida da delegação brasileira para a capital chilena será dividida em grupos. O primeiro embarque está previsto para o dia 12 de novembro. A expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil nas 17 modalidades. A delegação completa deverá ter cerca de 500 pessoas.
Esta edição contará com 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, ciclismo (estrada e pista), futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo.
A novidade é o retorno do tiro com arco, que ficou de fora do programa da competição em 2019. A última edição que contou com provas da modalidade foi a de Toronto 2015. Na ocasião, o Brasil competiu com nove atletas e conquistou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata.
Em 2023, também haverá o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, de 2 a 12 de junho.
Mundial de atletismo em Paris
A próxima edição do Mundial de atletismo paralímpico será em Paris, de 8 a 17 de julho de 2023. Este deve ser o maior evento paralímpico na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição ocorrerá no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade.
Paris-2023 será a terceira edição do Campeonato Mundial na França, após Lille/Villeneuve d’Ascq-2002 e Lyon-2013. O último Mundial aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019, com mais de 1.300 atletas de 92 nações. Na ocasião, o Brasil ficou com o segundo lugar no quadro geral de medalhas, melhor campanha da história do país na competição. Foram 39 medalhas: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze.
Antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ainda haverá mais uma edição do evento. A cidade japonesa de Kobe receberá o Mundial em maio do ano que vem.
Mundial de natação em Manchester
A competição acontecerá entre os dias 31 de julho e 6 de agosto. As provas da 11ª edição do torneio ocorrerão no Manchester Aquatics Centre e, pela primeira vez na história, a cidade inglesa sediará um evento mundial da modalidade.
Anteriormente, outros dois municípios britânicos já haviam recebido o Mundial de natação: Londres em 2019 e Glasgow, na Escócia, em 2015. Há quatro anos, a capital da Inglaterra registrou a presença de 637 nadadores de 73 nações. Foram 188 recordes quebrados, sendo 39 mundiais.
Na última edição, na Ilha da Madeira, Portugal, o Brasil fez história. O país terminou na terceira colocação com 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes, o que totalizou 53 medalhas. Essa foi a melhor participação brasileira na competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outras competições
A primeira competição prevista no calendário é o Campeonato Brasileiro sub-20 de natação, em fevereiro, que estreia no cronograma. O mês de março contará com a realização da 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e tiro esportivo.
Já os Opens Internacionais de Atletismo e de Natação estão previstos para março e abril, respectivamente. Todas as competições nacionais de atletismo, halterofilismo e natação, bem como os Opens acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Já as disputas de tiro esportivo serão no Rio de Janeiro.
No segundo semestre, os Meetings Paralímpicos retornarão, substituindo as antigas fases regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa, assim como aconteceu em 2021 e 2022. Os locais ainda serão confirmados.
O calendário ainda prevê a segunda edição do Conexão Paralímpica, que reúne as Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e o Intercentros. O evento estreou em 2022 e reuniu cerca de 500 atletas em João Pessoa.
Já as Paralimpíadas Escolares seguirão o formato do ano passado, com três regionais e uma nacional. A etapa nacional está prevista para o mês de novembro, no CT Paralímpico.
Confira o calendário completo aqui.